Concurso “Segue A Tua Natureza”

Content links

Concurso “Segue A Tua Natureza”

O Concurso “Segue A Tua Natureza”, financiado pelo Fundo Ambiental, é promovido pela Associação Portuguesa de Turismo em Espaços Rurais e Naturais (APTERN) em associação com o Colégio de Ambiente da Ordem dos Biólogos, com a Cooperativa de Incubação de Iniciativas de Economia Solidária (Kairós) e com o Município de São Roque do Pico (Açores).

O objetivo principal deste concurso consiste em “contribuir para a valorização dos ativos naturais da Terra e dos serviços dos ecossistemas que tornam possível a vida humana”, tal como referido pelos seus promotores.

Neste sentido, consistirá num conjunto de ações formativas digitais – webinars - em forma de vídeos gravados em contexto de Natureza, que serão publicados em cascata e que culminarão no concurso “Segue a tua Natureza”. O que se pretende é que os jovens apresentem, sob a forma de um pequeno vídeo, o melhor que a sua terra apresenta ao nível dos seus recursos naturais.

O concurso, que tem como público-alvo os alunos do 3.º ciclo, do ensino secundário e do ensino profissional, integra três etapas:

I) Publicação de vídeos introdutórios que farão a apresentação do projeto, dos objetivos e das regras do concurso;
II) Realização de seis webinars;
III) Construção de materiais de suporte.

Este concurso assume particular importância no âmbito dos princípios estabelecidos no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, nomeadamente no que se refere à sustentabilidade, contribuindo para formar nos alunos uma consciência ambiental, que lhes permita intervir, de forma sustentada, no estabelecimento do desejado equilíbrio entre os sistemas social, económico e tecnológico e o Sistema Terra, numa perspetiva de cidadania democrática.

Cartaz do concurso

Regulamento do concurso