Congresso "Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Alterações climáticas"

Content links

Congresso "Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Alterações climáticas"

A edição do presente ano letivo de A Maior Lição do Mundo (AMLM) culminou na realização do Congresso Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Alterações climáticas, realizado no dia 2 de junho, na Escola Secundária Sebastião e Silva, em Oeiras.

Na sequência de A Maior Lição do Mundo, realizada a 4 de outubro na Escola Secundária Sebastião e Silva, Oeiras, a UNICEF e a DGE lançaram um desafio às escolas para ao longo do ano letivo 2016/2017 trabalharem a temática dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em particular, a questão das Alterações Climáticas. Dos trabalhos desenvolvidos por alunos e professores de várias escolas que a nível nacional responderam a este desafio, foram selecionados 12 projetos, envolvendo cerca de 70 alunos, distribuídos por 3 categorias - pré-escolar, 1.º/ 2.º ciclos e 3.º ciclo e secundário.

O Congresso foi organizado pelos alunos de Sociologia das turmas do 12.º ano sob a orientação do Dr. Hélder Duarte e nesta sessão estiveram presentes cerca de 250 alunos de algumas escolas cujos trabalhos foram selecionados e alunos da escola anfitriã que desenvolveram projetos no âmbito dos ODS.

O evento contou com a presença da Dr.ª Alice Portugal, adjunta do Sr. Secretário de Estado da Educação, da Dr.ª Madalena Marçal Grilo, Diretora-Executiva da UNICEF Portugal e do Dr. Domingos Santos, Diretor do Agrupamento de Escolas S. Julião da Barra e com os colaboradores das instituições envolvidas.

No período da manhã, os congressistas tiveram oportunidade de ouvir uma palestra proferida pelo Professor Doutor Rui Agostinho, Astrofísico, professor na FCUL e Diretor do Observatório Astronómico de Lisboa, bem como de assistir à apresentação dos projetos selecionados.

No período da tarde, os alunos estiveram a trabalhar em comissões no âmbito dos ODS sob a orientação de professores da escola anfitriã, tendo sido apresentadas e aprovadas em plenário as moções elaboradas, que visavam o desenvolvimento de trabalhos e de práticas incentivadoras de comportamentos ambientalmente sustentáveis e mobilizadoras da comunidade escolar para a resolução de problemas a nível local.

Sobre este Congresso foi elaborada pelo Dr. Nuno Ratão (DGE) a respetiva reportagem disponível em: https://youtu.be/q0BpJGJ6XuE.