Desafio às escolas: Descobre Notáveis da tua Terra

Content links

Desafio às escolas: Descobre Notáveis da tua Terra

Descobre as mulheres importantes da tua aldeia, vila, cidade ou região e divulga o seu trabalho!

O Perfil dos Alunos aponta para uma educação escolar em que @s alun@s desta geração global constroem e sedimentam uma cultura científica e artística de base humanista. Para tal, mobilizam valores e competências que lhes permitem intervir na vida e na história dos indivíduos e das sociedades, tomar decisões livres e fundamentadas sobre questões naturais, sociais e éticas, e dispor de uma capacidade de participação cívica, ativa, consciente e responsável.

Se forem consultar os manuais escolares, a maioria das personalidades destacadas nas várias áreas são homens. O mesmo se verifica em relação à toponímia, aos monumentos/estátuas, etc. No entanto há numerosas mulheres que tiveram igualmente um papel importante na vida e na história.

Convidamos as escolas a dar a conhecer o seu trabalho, seja nas artes, nas ciências, nas letras, na defesa dos direitos humanos, na defesa de minorias, na defesa dos direitos dos animais, na promoção da interculturalidade, entre outros. Não interessa a área, interessa o seu papel e o contributo que teve no vosso município.

Pesquisar, valorizar, relatar e divulgar o trabalho destas mulheres e homens é uma forma de @s alun@s desenvolverem algumas competências como, o pensamento crítico e criativo, aprofundar o saber científico e tecnológico, aumentar a sua sensibilidade estética e artística, produzir textos, trabalhar formas de comunicação e informação.

Nessa base, desafiamos @s alun@s desde o 1.º ciclo até ao ensino secundário, na componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento a conhecerem melhor e a darem a conhecer, as personalidades que se têm destacado ao longo do tempo na zona em que habitam, desafiando-@s a pesquisar sobre mulheres da sua área de residência, que se destacam em áreas onde já existem homens reconhecidos. Podem consultar toda a informação e regulamento aqui.