Desporto Escolar participou no "Trail das Linhas de Torres 2024"

Content links

Desporto Escolar participou no "Trail das Linhas de Torres 2024"

O Desporto Escolar esteve presente, pela primeira vez, no evento internacional Running Challenge “Trail das Linhas de Torres 2024”, que decorreu no passado dia 23 de março, a partir de Torres Vedras, no qual participaram cerca de 90 alunos, oriundos das Escolas Secundárias José Cardoso Pires (Santo António de Cavaleiros - Loures) e do Arco Íris (Portela - Loures), acompanhados de uma dezena professores e representando a Coordenação Local de Vila Franca de Xira, Odivelas e Loures, asseguraram a primeira participação do Desporto Escolar nesta mítica prova. 

Os alunos e professores participantes revelaram uma excelente atitude, que para além de dignificaram as suas escolas, mostraram um espírito desportivo extraordinário nas diversas provas em que participaram. As raparigas do escalão de juvenis e juniores e os rapazes do escalão de iniciados, participaram no percurso dos 2.500 metros, enquanto os rapazes dos escalões de juvenis e juniores participaram no percurso com a distância de 3.500 metros. Para além destas provas realizou-se ainda uma caminhada (cerca de 3.000 m), na qual também participaram alguns alunos e os professores que acompanharam as respetivas escolas. 

No final da manhã e após o término das provas jovens, decorreram as cerimónias de entregas de prémios, com a presença das diversas entidades representativas da Defesa Nacional, das Forças Armadas, da Educação e das Autarquias Locais presentes.

Nesta primeira participação do Desporto Escolar e dos jovens neste Trail, o balanço é considerado de extremamente positivo e a organização já está a pensar reforçar a parceria de modo a alargar a participação de mais escolas e mais alunos. 

De destacar ainda a atribuição de um Cartão Branco a uma aluna da Escola Secundária José Cardoso Pires, Geovania Gama, pela excecional atitude, de abdicar da sua medalha de 1.º lugar, da prova de juvenis femininos, em prol de outra colega.

De facto, a aluna Eliana Gaspar (da mesma escola) tinha cortado a meta em primeiro lugar bastante destacada, contudo este desempenho não ficou registado porque durante a corrida o chip eletrónico do seu dorsal teria caído. Considerando que não era justo a colega ter ficado fora da classificação final por causa de um pormenor técnico, a aluna Geovania Gama resolveu, de forma espontânea, abdicar da medalha que lhe tinha sido atribuída, entregando-a à aluna Eliana Gaspar. Para elevar ainda mais a sua atitude, acabou ainda por abdicar da medalha de segundo lugar, que seria sua, por direito próprio.

A decisão que a aluna Geovania Gama revelou, mereceu por parte da organização e dos elementos representantes do Desporto Escolar que testemunharam esta extraordinária atitude de fair play, a atribuição do Cartão Branco, como reconhecimento público da sua relevância. 

Linhas de Torres – Running Challenge, agora designado por “ TRAIL LINHAS DE TORRES”, é um evento promovido pela Direção-Geral dos Recursos da Defesa Nacional, do Estado Maior das Forças Armadas, do Conselho Internacional do Desporto Militar, da Associação dos Deficientes das Forças Armadas e da Rota Histórica de Linhas de Torres, tendo por objetivo homenagear todos aqueles que construíram e defenderam o sistema defensivo, património turístico-militar de Portugal, conhecido como Linhas de Torres. Constitui-se por diversas provas de corrida (Maratona Trail 42 km, Trail Maratona Militar, Trail 10 km, Provas Jovens, onde os alunos das escolas referidas participaram, e a Caminhada - 6 Km e 3 Km).

Para mais informações, aceda à página da iniciativa