Dia Europeu das Vítimas do Terrorismo

Content links

Dia Europeu das Vítimas do Terrorismo

No âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, domínio da Segurança, Defesa e Paz, a Direção-Geral da Educação incentiva os Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas a assinalar o dia 11 de março de 2024, o Dia Europeu das Vítimas do Terrorismo.

Propõe-se que as Escolas promovam atividades e iniciativas que favoreçam a reflexão e o debate sobre a problemática do Terrorismo, no contexto da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.

O terrorismo mundial representa uma das maiores ameaças à paz e estabilidade global nos tempos contemporâneos. Caracterizado por atos de violência indiscriminada e extrema, o terrorismo transcende fronteiras e culturas, deixando um rasto de destruição e medo por onde passa.

A disseminação do terrorismo é facilitada pela globalização e pelo avanço da tecnologia, que permitem a radicalização e a mobilização de indivíduos em diferentes partes do mundo. A internet, em particular, tem sido utilizada como uma ferramenta de recrutamento e propaganda por grupos terroristas, ampliando ainda mais sua influência e alcance.

A promoção do respeito pela diversidade, do diálogo intercultural e a importância de formar cidadãos críticos, responsáveis, inclusivos e justos são igualmente relevantes para combater a narrativa extremista e fortalecer os valores de paz, liberdade e respeito pelos direitos humanos.

Somente através de esforços conjuntos e abordagens multifacetadas será possível enfrentar efetivamente a ameaça do terrorismo e garantir um mundo mais seguro e pacífico para as gerações futuras.