Dia Global da Dignidade - 23 de outubro

Content links

Dia Global da Dignidade - 23 de outubro

O Dia Global da Dignidade comemora-se, desde 2008, em escolas de todo o mundo. Milhares de voluntários, com o apoio de professores e educadores, atuam como dinamizadores desta iniciativa promovendo nas escolas debates em torno dos princípios da dignidade.

Em Portugal, esta comemoração teve início em 2014 através da Global Shapers, uma comunidade global na dependência do Fórum Económico Mundial, tendo então participado uma única escola e 200 alunos. No ano passado, em 2017, participaram 64 escolas e 3500 alunos.

É no âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, documentos de referência que contribuem para a tomada de decisões em matéria curricular adaptadas às especificidades dos alunos e à diversidade dos contextos educativos, que a comemoração do Dia Global da Dignidade é proposta aos docentes.

Tendo em vista a comemoração do Dia Global da Dignidade em Portugal, foi constituído um grupo de trabalho com as seguintes entidades: Alto Comissariado para as Migrações, IP; Instituto Português do Desporto e Juventude; Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade; Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto; Secretaria de Estado da Educação; Ministério da Educação, Direção-Geral da Educação; Global Dignity Country Chair Portugal e Global Shapers, Lisbon e Programa Escolhas.

O Dia Global da Dignidade será celebrado no dia 23 de outubro de 2018, proporcionando aos alunos a oportunidade de realizarem debates e momentos de reflexão sobre temas transversais como a dignidade e os Direitos Humanos.

Em Portugal, o evento vai ser realizado em diferentes espaços, sobretudo em escolas mas também em contextos de educação não formal. A maior parte das sessões vão ser realizadas no dia 23 de outubro. No entanto, o evento poderá também ser celebrado numa outra data, caso existam impedimentos para o realizar nesse dia.

Pretende-se que a comemoração do Dia Global da Dignidade seja ainda objeto de um trabalho mais aprofundado no âmbito dos Direitos Humanos e possa ter continuidade ao longo do ano letivo, de acordo com o Projeto Educativo da Escola e com a Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola.

Deste modo e no quadro de autonomia de escola, o contributo da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento no 2.º e 3.º ciclo do Ensino Básico, poderá ser relevante no desenvolvimento destas temáticas, considerando que se comemora este ano o 70.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos e o 40.º Aniversário da Adesão de Portugal à Convenção Europeia dos Direitos Humanos