Divulgação do vencedor do provérbio de fevereiro… Continuamos a dar a volta ao texto!

Content links

Divulgação do vencedor do provérbio de fevereiro… Continuamos a dar a volta ao texto!

Na hora da confissão, confessa- se a Maria e o João.” foi a proposta vencedora, com 339 votos, em mais uma votação muito participada com um total de 1069 votos distribuídos pelo público nos 8 provérbios a concurso em “vota no provérbio do mês de fevereiro”.

A professora Maria João Pereira e os alunos e as alunas da turma B, do 6.º ano, da Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca | Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova, responderam ao desafio “Provérbios, vamos continuar a dar a volta ao texto!” e deram uma nova expressão, ao provérbio “Enquanto há homens, não se confessam mulheres.”, considerando que  “Há muitos anos atrás, a prioridade era dada aos homens. Havia famílias que só serviam a refeição depois de a mesma ser servida ao patriarca. A prioridade deve ser dada em conformidade com a situação, num ambiente de cordialidade.”.

Destacamos, neste mês, a atribuição de uma menção honrosa ao provérbio: “Ser bom pai ou boa mãe exige dedicação, antes de tudo, há que ser bom cidadão!”, enviado pelo 4.º RM da Escola Básica do Ramalhal | Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira (Torres Vedras), dando nova redação a “Um mau marido é sempre um bom pai, uma má esposa nunca é uma boa mãe!”.

Estes/as alunos/as consideraram que “Se através dos provérbios se transmite cultura e se molda a maneira de pensar, este tipo de provérbio incentiva à desigualdade entre a mulher e o homem no desempenho do mesmo papel. Este tipo de provérbio retrata uma forma discriminatória de olhar para a mulher e até desculpa, de certa forma, a violência doméstica. A base para qualquer relacionamento saudável, seja familiar, social, profissional, deve incluir cuidado, afeição, reconhecimento, respeito, confiança e comprometimento e isso é válido para homens e mulheres. É necessário perceber que um mau marido não pode ser um bom pai, pois se há violência numa relação, esta vai deixar certamente marcas nos filhos.”

Parabéns a todos/as alunos e alunas e respetivos/as docentes, que diariamente refletem e contribuem para a igualdade e eliminação da violência e dos estereótipos de género.

A discussão e a reflexão em torno de provérbios vão continuar nas salas de aula do país, com o desafio para o provérbio de MARÇO já aberto! Aguardamos a vossas propostas e reflexões.

Continuação de bom trabalho!