Duas novas publicações do Conselho da Europa sobre o ensino da História

Duas novas publicações do Conselho da Europa sobre o ensino da História

O Conselho da Europa, desde a sua criação em 1949, tem considerado o ensino da História como sendo um assunto de valor único e de importância política. A significância destes assuntos está claramente refletida na Convenção Cultural Europeia (1054) e tem sido confirmada ao mais alto nível político desde a sua inclusão no Plano de Ação adotado pelo Third Summit of Heads of State and Government do Conselho da Europa em 2005. Estamos, portanto, no processo de revisão do nosso programa de ensino da História com o objetivo de o relançar em 2020.

Os projetos intergovernamentais Education for diversity and democracy: teaching history in contemporary Europe e Shared Histories for a Europe without dividing lines implementados pelo Steering Committee for Education Policy and Practice (CDPPE) ilustram o papel importante do ensino da História em particular refletindo os conceitos-chave de democracia, diversidade, muliperspetiva e inclusão. Os resultados dos projetos estão plasmados em duas publicações.

A primeira publicação Quality history education in the 21st century - Principles and guidelines contém 8 princípios seguidos pelas respetivas guidelines. Embora específico para o ensino e aprendizagem da História, os Principles and guidelines deverão ser vistos no contexto dos objetivos educativos e compromissos mais abrangentes expressos pelo Conselho da Europa, pela Comissão Europeia e pela UNESCO.

A segunda publicação Shared histories for a Europe without dividing lines vêm em quatro volumes e explora quatro temas: "o impacto da Revolução Industrial!; "o desenvolvimento da educação"; "direitos humanos refletidos na história de arte", e "Europa e o mundo".

Ambas as publicações são dirigidas aos responsáveis pelo desenvolvimento do currículo de História nas escolas; aos professores cujo papel é transmitir esse currículo aos alunos, e também aos alunos, pais e público em geral.

As publicações estão também disponíveis onlinehttps://www.coe.int/en/web/history-teaching