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Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar

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Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar

As Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar foram homologadas através do Despacho n.º 9180/2016 - Diário da República n.º 137/2016, Série II de 2016-07-19.

Tendo em vista melhorar a qualidade da ação educativa, as Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar, em continuidade com as anteriores, constituem-se a referência para a construção e gestão do currículo na educação pré-escolar.

Embora mantenha os mesmos princípios e fundamentos, este documento considera, no entanto, a evolução social e os mais recentes estudos nacionais e internacionais.

De modo a facilitar a sua utilização por parte dos/as educadores/as de infância, a estrutura global do documento foi reformulada, nomeadamente no que diz respeito às áreas de conteúdo, introduzindo aprendizagens a promover, exemplos práticos e sugestões de reflexão, foi ainda incluído um capítulo sobre a intencionalidade educativa e realçado o ciclo Observar, Planear, Agir, Avaliar. São, também, enfatizados os aspetos relativos ao reconhecimento da criança como sujeito e principal agente da sua aprendizagem, dando-lhe oportunidade de ser escutada e de participar nas decisões relativas ao processo educativo.

Este documento integra os contributos de educadores de infância, que, em diferentes regiões do país, através de ações de formação, tiveram oportunidade de analisar, debater e fazer propostas de alteração, bem como os contributos de professores da formação inicial de educadores de infância e de investigadores e outros especialistas. Integra também os contributos que, após consulta pública, foram considerados pertinentes.

Está prevista para breve a publicação, em livro, das Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar.

 

Para mais informação: http://www.dge.mec.pt/ocepe/