Equipa portuguesa ganha uma medalha de bronze e ...

Content links

Equipa portuguesa ganha uma medalha de bronze e ...

A equipa Portuguesa que representou Portugal na XLVI Olimpíada Internacional de Física obteve uma medalha de bronze e três menções honrosas.

A Direção-Geral da Educação felicita os organizadores e participantes nesta competição, em particular os alunos premiados.

A Olimpíada Internacional de Física é uma competição anual para estudantes pré-universitários, a qual pretende testar os conhecimentos dos jovens em Física, através da realização de duas provas - uma experimental e outra teórica. Este ano a competição decorreu em Mumbai, Índia, de 05 a 12 de julho, tendo participado 382 estudantes finalistas do ensino secundário de 82 países.

O vencedor absoluto desta olimpíada, que obteve a melhor classificação no conjunto das duas provas, foi um estudante da Coreia do Sul,Taehyoung Kim.

Participaram nesta Olimpíada os seguintes alunos portugueses:

Grégory Bonaert (Agrupamento de Escolas Júlio Dantas, Lagos) medalha de bronze;

André Lello de Almeida (Colégio Luso-Francês, Porto), menção honrosa;

José Guilherme Matos (Escola Secundária de Mirandela), menção honrosa;

João Antunes (Escola Secundária da Amadora), menção honrosa;

David Pereira (Escola Secundária Lima-de-Faria, Cantanhede).

O apuramento dos alunos portugueses foi obtido nas Olimpíadas Nacionais de Física, organizadas pela Sociedade Portuguesa de Física, tendo o patrocínio do Ministério de Educação e Ciência.

A preparação científica da equipa decorreu no Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, integrada nas atividades da escola Quark! de Física para jovens.

Os professores destes alunos tiveram também um papel de extrema importância na preparação dos mesmos, designadamente na componente experimental.

Equipa portuguesa que participou na XLVI Olimpíada Internacional de Física - IPhO’2015, que decorreu em Mumbai, Índia, de 5 a 12 de julho de 2015. Da esquerda para a direita: Poorva Daptardar (guia da equipa portuguesa), João Antunes (E.S. da Amadora, menção honrosa), André Almeida (Colégio Luso-Francês, Porto, menção honrosa), David Pereira (E.S. Lima-de-Faria, Cantanhede),Grégory Bonaert (Agrupamento de Escolas Júlio Dantas, Lagos, medalha de bronze) e José Matos (E.S. de Mirandela, menção honrosa).

Equipa portuguesa que participou na XLVI Olimpíada Internacional de Física - IPhO’2015, que decorreu em Mumbai, Índia, de 5 a 12 de julho de 2015. Da esquerda para a direita: Poorva Daptardar (guia da equipa portuguesa), João Antunes (E.S. da Amadora, menção honrosa), André Almeida (Colégio Luso-Francês, Porto, menção honrosa), David Pereira (E.S. Lima-de-Faria, Cantanhede), Grégory Bonaert (Agrupamento de Escolas Júlio Dantas, Lagos, medalha de bronze) e José Matos (E.S. de Mirandela, menção honrosa).