Experiência colaborativa de Eratosthenes

Content links

Experiência colaborativa de Eratosthenes

Depois do grande sucesso do ano passado, com mais de 670 escolas de todo o mundo envolvidas, o Eratosthenes Experiment March 2018 terá lugar no dia 21 de março. Para participar, deve registar-se no sítio da Experiência Eratosthenes indicando a longitude e a latitude da sua escola. Após este registo, a equipa organizadora irá pô-lo em contacto com uma escola da mesma longitude. Em colaboração com a sua escola parceira, irá obter dados e calcular a circunferência da Terra, enviando depois esses dados para a comunidade alargada do sítio da experiência.
 
Para ter a possibilidade de ganhar uma bolsa de estudos para participar na Escola de Verão 2018 da European Science Education Academy (ESEA), na Grécia, tire uma fotografia da sua experiência e envie-a até ao dia 18 de abril, juntamente com os seus dados. Mais informações sobre este concurso em http://eratosthenes.ea.gr/content/photo-contest-march-2018.
 
Fique a par das novidades juntando-se à Comunidade de Eratosthenes, onde poderá encontrar planificações da experiência (disponíveis em resources) - com base no Inquiry Based Model. Poderá também encontrar a comunidade do seu país (Network of related communities - à direita) assim como planos de aula para o ensino básico e secundário em vários idiomas. Se não tiver acesso a computadores ou tablets, o conhecimento adquirido pelos seus alunos sobre este tema será avaliado através de um questionário on-line que poderá ser encontrado aqui. O questionário, disponível em vários idiomas, deve ser respondido antes da lição começar (pré-questionário) e no final da lição (pós-questionário) para avaliação do conhecimento obtido pelos alunos.