Guia Europeu para as Escolas: mantenha-se ligado à escola

Content links

Guia Europeu para as Escolas: mantenha-se ligado à escola

O Guia Europeu para as Escolas oferece ideias concretas para melhorar a colaboração dentro, entre e além escolas, com vista a permitir que todas as crianças e jovens sejam bem sucedidos na escola. Diretores, professores, pais e outras pessoas envolvidas nos diferentes aspetos da vida escolar podem encontrar aqui informações úteis, exemplos de medidas e material de recurso para inspirar os seus esforços em assegurar uma educação escolar e pré-escolar eficaz e de elevada qualidade. O objetivo do Guia é dar apoio à partilha e experiência entre profissionais do ensino e decisores políticos.

O Guia Europeu para as Escolas foi desenvolvido em 2015 pelo Grupo de Trabalho sobre Políticas de Escola e por especialistas em abandono escolar precoce de todos os países da UE, sendo continuamente atualizado, alargado e traduzido.

Público Alvo

Os recursos disponíveis neste Guia estão organizados em torno de cinco áreas temáticas interligadas:

1.   Administração escolar

2.   Professores

3.   Apoio aos alunos

4.   Envolvimento dos pais

5.   Envolvimento de todos os intervenientes

Estas cinco áreas foram divididas em várias subáreas, que contêm exemplos de ações específicas ao nível de escola. Cada subárea disponibiliza:

- uma pequena explicação sobre porque é que esta dimensão é importante para o sucesso dos alunos e para a prevenção do abandono escolar precoce, com evidências da investigação, exemplos de intervenções ao nível de escola e hiperligações para leitura mais aprofundada;

- vários recursos, desde trabalhos de investigação e relatórios de projetos a exemplos concretos de boas práticas, descrevendo como determinada medida foi implementada com sucesso (com informações de contacto, sempre que disponíveis).

Todos os recursos estão ligados a uma ou mais subáreas e podem ser livremente navegados ou procurados através de palavras-chave e de filtros. Os educadores que elaboram as abordagens globais de escola deverão desenvolver uma estratégia coerente para abordar cada uma das cinco áreas abrangidas pelo Guia. Estes exemplos do “que funciona” pretendem servir de inspiração e não como simples receitas a reproduzir. Diretores, professores, pais e outros deverão considerar os seus próprios contextos e circunstâncias e as necessidades da sua população de alunos, à medida que adotam e adaptam programas e práticas. Qualquer pessoa interessada nas áreas temáticas está convidada a comparar, comentar e sugerir novos exemplos ou recursos para adicionar ao Guia, que serão avaliados pelo Conselho Editorial.

Questionário

Os utilizadores registados do School Education Gateway podem responder a um novo questionário de autoavaliação para obter um relatório personalizado com uma seleção de recursos que são relevantes para o seu contexto e áreas de interesse. Podem responder ao questionário as vezes que quiserem e ir comparando os resultados ao longo do tempo. Por cada vez que responderem ao questionário, é gerado um novo relatório que será guardado na sua conta pessoal. Podem ainda partilhar o relatório com outras pessoas da sua escola ou organização.

Veja o questionário (necessário iniciar sessão)

Sugerir um recurso

Os utilizadores registados do School Education Gateway podem ainda contribuir para o desenvolvimento da ferramenta sugerindo um recurso para ser adicionado ao repositório. O Conselho Editorial decide se determinada prática ou documento proposto cumpre os critérios acordados.

Outras informações úteis

De momento, a maioria dos recursos está em inglês ou francês. Contudo, as partes principais do Guia estão traduzidas para 23 línguas.

Consulte:

Guia Europeu para as Escolas

Contexto para o Guia Europeu para as Escolas

Compreender e combater o abandono escolar precoce ao nível de escola e ao nível local