Lançamento da 2.ª Edição da Rede de Clubes Ciência Viva na Escola

Content links

Lançamento da 2.ª Edição da Rede de Clubes Ciência Viva na Escola

É com enorme prazer que vimos ao V/ encontro para divulgarmos a 2.ª edição da Rede de Clubes Ciência Viva na Escola

A divulgação do alargamento dos Clubes Ciência Viva na Escola a todos os agrupamentos e escolas não agrupadas do país decorrerá no próximo dia 20 de outubro, na Escola Secundária Luís de Freitas Branco, do AE de Paço de Arcos, e terá transmissão em streaming que poderá acompanhar a partir das 11h através do link http://www.youtube.com/c/DGEstEMinisteriodaeducacao 

A Rede de Clubes Ciência Viva na Escola é um projeto conjunto da Direção-Geral da Educação e da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, com vista à implementação da iniciativa nos Agrupamento de Escolas / Escolas não Agrupadas do continente. 

Os Clubes Ciência Viva na Escola (CCVnE) são espaços de conhecimento que funcionam nas escolas, podendo abranger todos os ciclos e níveis de educação, sendo também abertos e dirigidos a toda a comunidade educativa. Têm como objetivo principal promover o acesso ao conhecimento de base científica, com ênfase na sua vertente prática e experimental, numa perspetiva de valorização do ensino integrado STEAM (“Science, Technology, Engineering, Mathematics, Arts”), de promoção da literacia científica e de aproximação da ciência aos cidadãos. 

Outra das finalidades da Rede de Clubes Ciência Viva na Escola é o estabelecimento de parcerias que possibilitem a partilha de recursos e conhecimentos entre as entidades que integram a Rede, nomeadamente entre escolas e entidades promotoras e produtoras de ciência. No âmbito da Rede dar-se-á continuidade à realização de ações de capacitação de professores e à dinamização de encontros, em diferentes formatos, para reflexão/discussão sobre perspetivas, práticas e metodologias para o ensino das ciências. 

Neste contexto, o Programa Impulso Jovens STEAM, inscrito no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e o Plano 21|23 Escola+, através da medida Recuperar Experimentando, preveem o reforço da promoção do ensino experimental das ciências e da cultura científica nos ensinos básico, secundário e profissional, através do alargamento generalizado da Rede de Clubes Ciência Viva na Escola a 650 novos Clubes Ciência Viva na Escola, de todo o território nacional. 

No presente ano letivo haverá um particular enfoque na instalação de novos Clubes e no estímulo à consolidação de parcerias entre estes e instituições de cariz científico. Para tal, serão realizadas, entre outras iniciativas, Sessões de Esclarecimento, Jornadas de Parceria e partilhas de práticas, em formato presencial e online

Para mais informação, consulte a página dos Clubes Ciência Viva na Escola em https://clubes.cienciaviva.pt 

Muito gostaríamos de contar com a V/ escola nesta iniciativa. 
Junte-se aos mais de 240 Clubes já existentes e faça parte desta REDE.

Se já é Clube, faça REDE. Acolha outros Clubes.