A Maior Lição do Mundo – Semana dos Objetivos Globais (20 a 24 de setembro)

Content links

A Maior Lição do Mundo – Semana dos Objetivos Globais (20 a 24 de setembro)

No presente mês de setembro, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), adotados em 2015 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, assinalam 6 anos de um percurso que se pretende alcançar até 2030. O apelo à ação para acabar com a pobreza, proteger o planeta Terra e melhorar as vidas das pessoas não deixando ninguém para trás entrou, assim, na última década, colocando-se a necessidade de acelerar os progressos já alcançados. 
A par dos compromissos assumidos pelos governos para a concretização dos ODS, tem sido reconhecida a necessidade de envolvimentos dos cidadãos, incluindo a participação ativa das crianças e dos jovens nomeadamente através da ação da escola em prol do desenvolvimento das comunidades.
A Maior Lição do Mundo (AMLM) é uma iniciativa internacional que tem prosseguido, desde 2015, o objetivo de contribuir para a reflexão e ação no âmbito dos ODS, envolvendo crianças e jovens e promovendo uma cidadania global ativa e uma maior consciencialização sobre o papel de cada um na construção de um mundo mais justo, inclusivo sustentável.
O Comité Português para a UNICEF e a Direção-Geral da Educação associaram-se, desde o início, com vista a promover esta iniciativa e envolver o maior número de crianças e jovens a viver em Portugal. Têm sido realizadas aulas abertas, envolvendo governantes, outras personalidades, alunos e professores na reflexão sobre questões ligadas aos ODS e têm, igualmente, sido disponibilizados recursos educativos de apoio à ação a desenvolver.
 Em cada ano, as escolas têm sido desafiadas a concretizar projetos que fomentem o trabalho de alunos, docentes e restante comunidade educativa em torno de temáticas dos ODS, sendo a divulgação dos projetos selecionados efetuada através da publicação de uma brochura. 
No presente ano letivo de 2021/2022, as escolas são desafiadas a dar continuidade ao desenvolvimento de projetos em torno da temática das alterações climáticas, com vista a aprofundar o conhecimento e a compreensão sobre o problema, suas causas e implicações, e a contribuir para a criação de soluções inovadoras e criativas que tenham em conta os desafios multidimensionais ao desenvolvimento, no plano global, nacional e local.
A fim de celebrar o 6.º aniversário dos ODS e da iniciativa AMLM, convidam-se as escolas a integrar a ‘Semana dos Objetivos Globais’, concretizando, de 20 a 24 de setembro, atividades em prol dos ODS.
Para saber mais sobre A Maior Lição do Mundo:
- Comité Português para a UNICEF 
Direção-Geral da Educação