MOOC STEM Out of The Box: A STEM Approach to Non-STEM Subjects

Content links

MOOC STEM Out of The Box: A STEM Approach to Non-STEM Subjects

Este curso, a decorrer a partir de 12 de setembro, é promovido pelo Scientix, a comunidade para o ensino das ciências que estabeleceu uma colaboração em toda a Europa entre professores, investigadores, decisores políticos e outros profissionais de educação das áreas STEM (Science, Technology, Engineering, Mathematics).

Com este MOOC, pretende-se proporcionar aos professores de todos os níveis de ensino, desde a Educação Pré-Escolar até ao Ensino Secundário, uma oportunidade de aprenderem a integrar as áreas STEM nas suas aulas, ajudando os alunos a desenvolver competências científicas, matemáticas e de resolução de problemas. 

Neste contexto, os participantes no curso terão a oportunidade de explorar, em sala de aula STEM, atividades e ideias práticas, que se baseiam em problemas do mundo real. Os formandos serão orientados com base em planos de aula STEM, recursos e desafios criados e testados por outros professores, no sentido de permitirem ajudar os alunos a desenvolver soluções para problemas abertos do mundo real que os envolverão nos processos de pensamento científico e de nível mais complexo.

A estrutura do curso permite que este seja seguido ao ritmo de cada um. Será aberto um módulo no início de cada semana, havendo apenas alguns prazos aos quais é necessário prestar atenção.

Pré-requisitos

Este curso é relevante para educadores de infância e professores do ensino básico interessados nas áreas STEM, bem como para professores do ensino secundário que ensinam disciplinas de áreas não STEM (Humanidades, Artes, Línguas, Literatura, Ciências Sociais e Humanas). 

Módulos

Módulo 1: Introdução ao STEM para o Futuro - abre em 12/09/2022
Módulo 2: Pedagogias inovadoras para o ensino STEM - abre em 19/09/2022
Módulo 3: Competências STEM e Pensamento de nível complexo - abre em 26/09/2022
Módulo 4: Projetar Cenários de Aprendizagem para Envolver os Alunos - abre em 03/10/2022

Objetivos de aprendizagem do curso

  • Compreender o valor do ensino integrado das áreas STEM em sala de aula, independentemente da idade dos alunos ou dos conteúdos a lecionar.
  • Desenvolver uma compreensão adequada das competências STEM necessárias para carreiras futuras.
  • Explorar as metodologias de ensino STEM na educação pré-escolar, no ensino básico e no ensino secundário.
  • Aprender sobre o ensino de STEM recorrendo a desafios da vida real e a princípios pedagógicos de aprendizagem baseados em problemas, pensamento complexo e aprendizagem colaborativa.

Certificação

Para obter um certificado de curso, os participantes têm de passar em todos os questionários, enviar o seu próprio cenário de aprendizagem e rever três cenários de aprendizagem de outros participantes. O prazo final para concluir todas as atividades é 19 de outubro de 2022, às 23:59 CEST.

A participação nos questionários corresponderá a 5% da nota final e não é requisito para a obtenção do certificado do curso. O cenário de aprendizagem, juntamente com as avaliações pelos pares, contará para 95% da nota final. 

Para inscrições e mais informações, aceda à página do curso.

Nota: os professores em Portugal podem obter o reconhecimento formal da sua participação num curso da European Schoolnet Academy, enviando o seu certificado ao Conselho Científico e Pedagógico de Formação Contínua (CCPFC), na Rua do Forno, n.º 30, 1.º andar - Apartado 2168, 4700 - 429 Braga, Portugal.