Não sei o que o amanhã trará - um passeio sonoro na Lisboa de Fernando Pessoa

Content links

Não sei o que o amanhã trará - um passeio sonoro na Lisboa de Fernando Pessoa

Não sei o que o amanhã trará - um passeio sonoro na Lisboa de Fernando Pessoa, de Sofia Saldanha, é uma série documental áudio em 15 episódios dedicada ao insigne representante das Letras portuguesas. Foi realizada com o financiamento da Casa Fernando Pessoa e encontra-se disponível em linha gratuitamente, em português e legendada em inglês, em: http://www.fernandopessoatour.com.

Os episódios traçam um percurso geográfico e seguem uma ordem temporal e temática, embora o ouvinte possa escolher a sua própria ordem, porquanto as narrativas são independentes e podem ser ouvidas no conjunto ou individualmente, através de um dispositivo móvel com acesso à Internet ou, em alternativa, mediante o descarregamento prévio dos ficheiros de som antes do início do itinerário. 

O ouvinte dispõe igualmente de um mapa da cidade de Lisboa, alojado na ferramenta digital Google Maps, o qual inclui informação sobre cada um dos 15 percursos, permitindo obter direções ou ver a(s) rua(s) aludida(s). 

A narrativa de cada um dos episódios é feita a várias vozes, as quais incluem grandes especialistas pessoanos como Manuela Parreira da Silva, Teresa Rita Lopes, Jerónimo Pizarro ou Richard Zenith, a par dos membros da família do poeta Luís Miguel Nogueira Rosa Dias e de Manuela Nogueira. 

Salienta-se, na consulta de “Links Úteis”, a hiperligação Biblioteca Particular Fernando Pessoa, na qual está disponível a biblioteca particular de Pessoa integralmente digitalizada.