Notáveis da minha “Terra” – 3 e 6 de junho - Entrega de prémios e certificados em Lisboa e no Porto

Content links

Notáveis da minha “Terra” – 3 e 6 de junho - Entrega de prémios e certificados em Lisboa e no Porto

Desafiámos, ao longo do ano letivo 2021-2022, e até final do mês de abril, os alunos desde o 1.º ciclo até ao ensino secundário, na componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento, no âmbito do domínio da Igualdade de Género, a conhecerem melhor e a darem a conhecer as personalidades que se têm destacado ao longo do tempo na zona em que habitam, convidando-os a pesquisar sobre mulheres da sua área de residência, que se destacam ou destacaram em áreas onde já existem homens reconhecidos. 

Não deixámos ninguém de fora, todos os trabalhos que cumpriram o regulamento e os critérios do modelo disponibilizado foram publicados e irão receber o respetivo certificado e o prémio de participação.

O resultado do envolvimento e da participação está disponível aqui!

Participaram no desafio Notáveis da minha "Terra":

# 44 Agrupamentos de Escolas/Escolas não agrupadas, respetivas direções, coordenações de cidadania e outros/as docentes que desafiaram e envolveram as suas crianças e jovens

# Mais de 400 alunos/as

# Mais de 300 personalidades foram consideradas "Notáveis da minha Terra".

O culminar deste desafio decorreu em dois eventos, organizados pela Direção-Geral da Educação – Direção de Serviços de Projetos Educativos, para os quais foram convidados/as todos/as os/as participantes e respetivas autarquias.

O primeiro Encontro realizou-se em Lisboa, no dia 3 de junho, na Escola Básica Vasco da Gama, após um apontamento musical por parte do Diogo Pires, aluno do Instituto Vitorino Matono, a Dra. Maria Eugénia Coelho, Diretora do A.E. Eça de Queirós deu as boas-vindas às cerca de 150 pessoas que compunham a moldura do auditório.

Foram várias as escolas que participaram presencialmente. Da Escola Básica Professora Manuela Fonseca do A.E. do Barreiro, da E.S. Mira de Aire do A.E. Porto de Mós, da Escola Básica de Ramalhal e Escola Secundária Henriques Nogueira do A.E. Henriques Nogueira de Torres Vedras, do A.E. Ginestal Machado de Santarém, da Escola Secundária Campos Melo da Covilhã e do A.E de Alcochete, fizeram-se representar por alunos, alunas, docentes, coordenações de Cidadania e Direções de Escolas, que mais tarde foram brindados com a entrega de prémios e certificados. Contámos com a presença das Vereadoras da Educação da Câmara Municipal de Lisboa e da Camara Municipal de Almeirim. As “notáveis” Carla Chambel (atriz) e Isabel Angelino (apresentadora) estiveram connosco e partilharam detalhes do seu percurso, respondendo a todas as questões e curiosidades da jovem audiência, proporcionando momentos de reflexão e boa disposição e desafiando crianças e jovens a encontrar o seu caminho e a seguir o seu sonho!

O segundo Encontro realizou-se no dia 6 de junho, no Conservatório de Música do Porto, o momento musical de abertura foi da responsabilidade de alunos e alunas do conservatório. Performances de Rita Silva (Harpa) da classe da Professora Áurea Guerner e David Dias (Clarinete), Matilde Bernardo (Flauta) e Francisco Pais (Piano) da classe do professor Ricardo Alves, deliciaram e cativaram a audiência, antes do momento formal de abertura pelo Diretor do conservatório, Dr. António Jorge, que deu as boas-vindas aos mais de 130 presentes.

Desta feita, as notáveis Ana Pires (investigadora/astronauta), Joana Rios (professora de dança e coreógrafa) e Rute Neves (segunda-comandante de bombeiros) aceitaram também o convite e partilharam "pedaços" da sua história e percurso de vida, interagindo com as crianças e jovens, respondendo às suas desafiantes questões.

Ambos os eventos foram transmitidos em direto por Videodifusão, podendo desde já (re)ver o evento que se realizou no Porto aqui.

Todos os que não puderam estar presentes no evento, irão receber nas respetivas escolas os certificados e respetivos prémios, que serão enviados durante o mês de junho.