Novo Desafio: Notáveis Conquistas para a Igualdade e a Democracia. Sabias que…

Content links

Novo Desafio: Notáveis Conquistas para a Igualdade e a Democracia. Sabias que…

Notáveis Conquistas para a Igualdade e a Democracia. Sabias que… é, em 2023/2024, o desafio lançado às Escolas pela Direção de Serviços de Projetos Educativos no âmbito do domínio da Igualdade de Género. As crianças e jovens nas escolas vão pesquisar diferenças entre a vida das mulheres hoje e no passado, refletir sobre o caminho percorrido e a percorrer, e fazer a divulgação em formato de notícia!

O Perfil dos Alunos à Saída da escolaridade Obrigatória aponta para uma educação escolar em que alunos e alunas desta geração global constroem e sedimentam uma cultura científica e artística de base humanista. Para tal, mobilizam valores e competências que lhes permitem intervir na vida e na história dos indivíduos e das sociedades, tomar decisões livres e fundamentadas sobre questões naturais, sociais e éticas, e dispor de uma capacidade de participação cívica, ativa, consciente e responsável, enquanto desenvolvem o pensamento crítico e criativo.

Na altura em que estamos prestes a comemorar os 50 anos da revolução de abril, muitos foram os passos dados para alcançar a igualdade, mas o caminho a percorrer ainda não acabou!

Importa mostrar o papel que as mulheres foram desempenhando ao longo do tempo, as profissões, as funções e os espaços que lhes estavam destinados, as proibições, os usos e os costumes, entre outros, fundamentado em dados históricos e estatísticos.

Convidamos-vos, assim, a pesquisar e conhecer a história das mulheres em Portugal e no mundo, valorizando, relatando e divulgando as suas conquistas. Lembrar que mesmo entre as mulheres há desigualdades que importa assinalar e ultrapassar.

Na resposta a este desafio, crianças e jovens são levados a desenvolverem algumas competências, como: o pensamento crítico e criativo, aprofundar o saber científico e tecnológico, aumentar a sensibilidade estética e artística, produzir textos, trabalhar formas de comunicação e informação.

As crianças e jovens desde o 1.º ciclo até ao ensino secundário, na componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento, são convidados a dar a conhecer pedaços da história que marcam o caminho para a igualdade. 

Toda a informação e regulamento disponível no website da Cidadania, no domínio da Igualdade de Género, em Notáveis Conquistas para a Igualdade e Democracia. Sabias que…