Novo Encontro Juventudes

Content links

Novo Encontro Juventudes

A Fundação Francisco Manuel dos Santos organiza o “Novo Encontro Juventudes” nos dias 27 e 28 de novembro 2021, no Pavilhão Carlos Lopes em Lisboa.

Este encontro é sobre os jovens de todas as gerações. Porque a juventude é contínua no tempo e são os jovens que se renovam, neste encontro debatem-se soluções para o futuro. 

Será que ser jovem hoje é assim tão diferente do que era nos anos 60 ou 80 do século passado? 

O que têm as várias gerações em comum e o que as separa? 

Estas são algumas das questões a colocar, neste encontro que reúne alguns dos maiores especialistas nacionais e internacionais para debater os jovens e os seus desafios, partindo de um novo retrato da Fundação supracitada sobre os «Os jovens em Portugal, hoje».

Com base nos resultados obtidos através da realização de um inquérito a cerca de 4.900 jovens em Portugal, entre os 15 e os 34 anos de idade, foi feita uma análise sobre “quem são, o que pensam e o que sentem”. 

Com os resultados deste inquérito pretende-se traçar um retrato e perceber a juventude nos seus valores, na relação com a família e amigos, nos hábitos preferenciais e na forma como reagem à pressão social, nas suas atitudes face a discriminações e o que pensam sobre mobilidade, parentalidade, política, meio ambiente identificando o que os faz felizes.

As sucessivas gerações de jovens são únicas, mas possuem características comuns. Deste modo, este debate é alargado aos processos de transição para a vida adulta e aos principais desafios enfrentados ao longo de gerações.

Assim, juntam-se neste encontro dois grandes peritos internacionais, John Goodwin, sociólogo da Universidade de Leicester e Howard Williamson, professor de Política Europeia da Juventude na Universidade de South Wales, bem como uma dezena de especialistas nacionais e jovens de várias idades. 

NOTA: O acesso ao evento está reservado a portadores de certificado digital de vacinação válido ou de um certificado de testagem negativo. 

Para mais informações: https://www.ffms.pt/FileDownload/6eebb15d-a42e-410b-91be-5b53cf10a446/programa-do-encontro-juventudes