Prémio Boas Práticas em Orientação – Candidaturas abertas

Prémio Boas Práticas em Orientação – Candidaturas abertas

A inovação constitui-se como elemento fundamental em qualquer atividade ou área do saber. Também a orientação teve evoluções significativas, intimamente relacionadas com o desenvolvimento do domínio da investigação teórica que a passou a sustentar, mas igualmente interrelacionadas com a organização do trabalho e a distribuição do emprego, assim como com os modelos de educação e formação de jovens e de adultos.

O papel da orientação tem vindo a ter um reconhecimento crescente, tanto a nível nacional como comunitário, enquanto elemento fundamental da aprendizagem ao longo da vida que concorre para a concretização de objetivos sociais e económicos, nomeadamente ao nível da eficiência e eficácia do sistema educativo, ao prevenir o abandono escolar precoce e ao promover uma melhor adequação entre os conhecimentos e as exigências do mercado de trabalho.

Neste contexto, a Direção-Geral da Educação, enquanto representante em Portugal da Rede Euroguidance, lança o Prémio "Boas Práticas em Orientação” tendo em vista distinguir e premiar práticas e projetos inovadores a nível da orientação promovidos por entidades públicas ou privadas, dos sectores da educação e formação (escolas do ensino básico e secundário, ensino superior, centros de formação), do mercado de trabalho (serviço público de emprego, empresas, associações patronais e de trabalhadores), da inclusão social e dos centros de investigação, e apresentados pelas referidas entidades, bem como pelos seus técnicos de forma individual.

Os projetos a concurso podem enquadrar-se em linhas de ação como metodologias de intervenção; estratégias de intervenção; instrumentos. São valorizados aspetos como o caráter inovador, pertinência, abrangência, eficácia, fundamentação teórica, parcerias e resultados.

Com este Prémio pretende-se a concretização dos seguintes objetivos:

• Fomentar a melhoria e a qualidade das intervenções de orientação;
• Promover o reconhecimento da importância da orientação;
• Incentivar a concretização de projetos inovadores e com impacto social relevante; 
• Incentivar as entidades que disponibilizam intervenções de orientação a implementarem projetos inovadores; 
• Contribuir para a cooperação entre os diferentes operadores e técnicos dos diferentes sectores;
• Fomentar a investigação e a aproximação entre a comunidade científica e necessidades dos públicos e técnicos dos organismos que disponibilizam intervenções de orientação;
• Incentivar a trabalho de parceria entre investigadores e profissionais;
• Fomentar o trabalho em rede e rentabilizar sinergias;
• Promover a partilha e a disseminação de boas-práticas;
• Distinguir projetos que contribuam para a concretização das metas nacionais no âmbito da educação, da inclusão social e do emprego.

As candidaturas apresentadas em http://area.dge.mec.pt/premio-boas-praticas/ decorrem de 19 de outubro a 15 de novembro. 

Consulte o Regulamento.

Qualquer dúvida contacte: euroguidance-pt@dge.mec.pt ou  213934614