Prémio Mário Ruivo - Gerações Oceânicas

Content links

Prémio Mário Ruivo - Gerações Oceânicas

Concurso para a Criação de Filmes Sobre o Oceano

Estão abertas as candidaturas à 2.ª Edição do Prémio Mário Ruivo - Gerações Oceânicas, uma iniciativa do Ministério do Mar, em articulação com os Ministérios da Educação e da Cultura, num desafio à criação de um filme que traduza em imagens o papel vital dos Oceanos e promova este património comum de valor único para a Humanidade.

Biólogo, oceanógrafo, investigador, docente e ativista político, o Professor Mário Ruivo (Campo Maior, 1927 - Lisboa, 2017), é uma daquelas personalidades maiores que a vida, com um percurso ímpar como profissional brilhante e cidadão comprometido, que soube pensar e defender os Oceanos, e de quem se pode dizer, nas palavras de Virgílio Ferreira, que a voz do mar foi a voz da sua inquietação.

Mário Ruivo teve um papel determinante na organização do sector das Pescas em Portugal após 1974. Era um profundo conhecedor do tema dos Oceanos e teve uma carreira internacional de destaque na FAO, nos anos 60 e 70 do último século, e na UNESCO nos anos 80. Esteve ligado à problemática da gestão dos Oceanos à escala mundial. Apesar de ser um homem determinado e de fortes convicções, poderia ter sido um diplomata dada a sua capacidade inata para negociar e encontrar soluções de compromisso.

Para participar no prémio Mário Ruivo - Gerações Oceânicas, os interessados deverão formar equipas com um máximo de 5 elementos, em que um deles tenha mais de 18 anos e lideradas por um jovem que tenha entre 12 e 18 anos, para desenvolver e apresentar uma proposta/guião para um filme de 7 minutos, com um dos seguintes temas:

- Na Rota de Magalhães, tendo como ponto de partida a viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães, cujas comemorações do 500.º aniversário se encontram a decorrer, ou 

- A Mudança que Precisamos para o Oceano que Queremos, tendo como ponto de partida o mote adotado pela COI/UNESCO para a promoção de Literacia do Oceano no contexto da Década do Oceano das Nações Unidas.

As candidaturas podem ser apresentadas até 20 de dezembro. As equipas com as oito melhores propostas participarão numa formação de 20 horas de realização em cinema, para a produção do filme proposto. 

Para mais informações sobre o Prémio Mário Ruivo – Gerações Oceânicas, consulte www.premiomarioruivo.pt