Projeto navio francês Energy Observer – Escala na cidade de Lisboa de 20 de setembro a 1 de outubro de 2018

Content links

Projeto navio francês Energy Observer – Escala na cidade de Lisboa de 20 de setembro a 1 de outubro de 2018

O projeto do navio francês Energy Observer, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, fará uma escala na cidade de Lisboa, entre os dias 20 de setembro e 1 de outubro de 2018.

O Energy Observer é o primeiro navio ecologicamente autossustentável, sem emissão de gases com efeito de estufa nem partículas finas. É movido a propulsão elétrica, funcionando graças ao acoplamento de energias renováveis e a um sistema de produção de hidrogénio com baixas emissões de carbono a partir da água do mar.

O navio está atualmente a cumprir uma “Odisseia para o futuro” com uma duração de seis anos (2017-2022), período em que passará por 50 países, estando previstas escalas em 101 portos, com o objetivo de sensibilizar o público em geral para os temas da transição ecológica, designadamente os das energias renováveis, da biodiversidade, da mobilidade e da economia circular.

Por ocasião das suas escalas apresentará uma grande exposição (“A aldeia itinerante”), aberta ao público gratuitamente e através das redes sociais, assim como uma coleção de filmes documentários. A exposição tem por objetivo educar, sensibilizar, mas, sobretudo, promover soluções inovadoras para o planeta conectando-as entre si.

Com o Alto Patrocínio do Presidente da República Francesa, Emmanuel Macron, e em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODD) das Nações Unidas, este projeto tem o apoio oficial da União Europeia, da UNESCO e da IRENA.

Sendo, também, apoiado pelo Ministério francês da Europa e dos Negócios Estrangeiros, representa uma oportunidade para que os cidadãos continuem a sentir-se mobilizados para a luta contra as alterações climáticas e cientes das inovações disponíveis e necessárias para diminuir as emissões dos transportes marítimos, com vista a proteger os oceanos e o ambiente.