Projeto-piloto de Inovação Pedagógica, PPIP

Content links

Projeto-piloto de Inovação Pedagógica, PPIP

Foi publicado um artigo académico intitulado Descongelar as pedagogias: introdução de uma nova medida inovadora em Portugal, na Revista tempos e espaços em educação, descrevendo particularmente esta iniciativa, que oferece a seis escolas uma oportunidade de quebrar a maioria das regras instituídas, e descongelar tradições pedagógicas e curriculares para abrir a “caixa preta” que são as salas de aula.

Este artigo tenta capturar a súmula desta intervenção inovadora, juntamente com a forma como é refletida no âmbito escolar. A parte de discussão do artigo oferece uma análise dos dados contra a literatura mais proeminente sobre inovações curriculares na educação e dá um comentário sobre as ideias relacionadas à sua implementação e perspetivas futuras.

O documento está estruturado para apresentar, em primeiro lugar, ideias teóricas significativas relacionadas com a implementação de intervenções inovadoras e como elas se conectam e refletem o trabalho de professores e pessoal da escola. Isto é seguido por uma breve visão geral de Portugal como um contexto de inovações na educação, o que, de forma intuitiva, leva a uma breve apresentação das noções mais importantes do Projeto-piloto para a Iniciativa de Inovação Pedagógica. A apresentação dos dados relevantes, portanto, fornece informações adequadas para uma discussão que tende a reunir a literatura e, neste caso, em português. Finalmente, o documento permite várias conclusões e abre vias para uma maior exploração.

Mais informações em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/7446/pdf.