R-A 2019 | Castanheira de Pera, Moura e Pedrógão Grande

Content links

R-A 2019 | Castanheira de Pera, Moura e Pedrógão Grande

Sob a égide da Equipa de Educação Artística (EEA-DGE), desde fevereiro, mais de duas centenas de alunos já usufruíram do subprograma Residências Artísticas (R-A 2019), constituído por 23 R-A, que inclui atividades nas áreas da Dança, da Música, do Teatro e das Artes Visuais.

Nesta primeira semana de abril, estão a decorrer simultaneamente três R-A, nos concelhos de Castanheira de Pera, Moura e Pedrógão Grande, para que várias crianças do primeiro ciclo do ensino básico tenham o privilégio de experienciar as práticas artísticas da Música e das Artes Visuais, com artistas do Teatro Nacional de São Carlos e da Escola de Artes MArT, respetivamente.

Em Castanheira de Pera, a turma do 1.º/2.º ano do Agrupamento de Escolas (AE) Dr. Bissaya Barreto, acolheu, no início da semana, a violinista Veliyana Yordanova e, em conjunto e pela primeira vez, estão a desenvolver um projeto de prática e interpretação musical com violinos. No AE de Pedrógão Grande, o coralista Jorge Rodrigues tem estado a conceber, com a turma PG4, um projeto interdisciplinar envolvendo as áreas da Música e da Cidadania. Já no AE de Moura, o artista visual Carlos Ribeiro tem vindo a promover o desenvolvimento integral do aluno a partir da apropriação criativa da reutilização de objetos, dando-lhes uma nova vida e estimulando, deste modo, uma proposta de resolução de um problema concreto da sociedade atual.

As cerimónias de encerramento destas R-A decorrem hoje, 5 de abril, último dia de aulas do segundo período, nos Auditórios dos respetivos Concelhos e contarão com a presença de representantes dos Ministérios da Educação e da Cultura, dos Municípios, bem como de toda a Comunidade Educativa. Estas cerimónias revestem-se de uma inestimável importância para todos, pois revelam a exploração do processo artístico desenvolvido ao longo de uma semana de contacto com artistas.

Ao longo do 3.º Período, outras R-A se seguirão, abrangendo as 4 áreas do Programa de Educação Estética e Artística (PEEA), com o objetivo de difundir cada vez mais a Arte em contexto escolar.