Referencial de Educação para o Empreendedorismo - Consulta Pública

Content links

Referencial de Educação para o Empreendedorismo - Consulta Pública

O Referencial de Educação para o Empreendedorismo foi elaborado numa parceria entre a Direção-Geral da Educação (DGE), a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I.P. (ANQEP), a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), o Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ), a Associação Industrial Portuguesa (AIP) – Câmara de Comércio e Indústria, a Agência para a Competitividade e Inovação, I.P. (IAPMEI) e a Policy Experimentation & Evaluation Platform (PEEP), tendo sido constituída uma equipa com elementos das referidas entidades. 

O Referencial de Educação para o Empreendedorismo assenta num conjunto de competências empreendedoras consideradas de relevância crescente para garantir a resiliência e a capacidade de adaptação à mudança, numa perspetiva transformadora, face aos desafios emergentes na sociedade atual. Procura contribuir para a criação de novas soluções, mais eficazes e eficientes, de problemas da comunidade e preparar as crianças e jovens para no futuro acederem a empregos dignos, de qualidade, e concretizarem as suas potencialidades enquanto cidadãos ativos, empreendedores.

O Referencial, de natureza flexível, não prescritivo, pode ser usado em contextos muito diversos, no seu todo ou em parte, no quadro da dimensão transversal da Educação para a Cidadania, através do desenvolvimento de projetos e iniciativas que tenham como objetivo contribuir para a formação pessoal e social das crianças e dos jovens. 

Salienta-se a importância da participação de todos nesta discussão e reflexão. Os contributos daí resultantes deverão ser enviados à DGE, até ao dia 5 de junho de 2022, através do seguinte endereço eletrónico: referencialempreendedorismo@dge.mec.pt

Aceda ao Referencial aqui.