Road Show Nacional FITescola®

Content links

Road Show Nacional FITescola®

O road show nacional traduz-se numa série de eventos de divulgação e promoção da Plataforma Fitescola® organizados pela Direção-Geral da Educação (DGE), e conta com os apoios da Sociedade Portuguesa de Educação Física (SPEF) e o do Conselho Nacional das Associações de Professores e Profissionais de Educação Física (CNAPEF). Foram já realizados eventos na APEF de Castelo Branco, na APEF do Barreiro, na FMH (Faculdade de Motricidade Humana), na Universidade de Coimbra e na Universidade de Évora. 

A 6.ª etapa do road show nacional do FITescola® decorreu na cidade do Porto. A Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) acolheu, no dia 27 de abril, no seu auditório cerca de 200 professores de Educação Física das escolas da região norte, presentes nesta ação de sensibilização que teve como grande objetivo apresentar a Plataforma FITescola®, e as vantagens da sua utilização pelos docentes de Educação Física na sua prática profissional. 

A ação foi projetada pela DGE em articulação com a SPEF e o CNAPEF, como referido, contando para o efeito com a presença do presidente recém-eleito do CNAPEF, Avelino Azevedo e do vice-presidente, Nuno Fialho. 

Nuno Fialho no seu discurso de apresentação geral referiu o enquadramento do FITescola® relativamente ao Programa Nacional da disciplina de Educação Física, considerando que a aptidão física e respetiva avaliação faz parte deste currículo. O vice-presidente do CNAPEF aludiu ainda ao facto do FITescola® vir recolocar o lugar da disciplina de Educação Física na escola, uma vez que possibilita avaliar e gerar relatórios para aconselhar os alunos acerca de hábitos saudáveis e fornecer dados estatísticos sobre a aptidão física dos alunos a frequentar as escolas portuguesas.

Durante o debate, enquanto alguns professores optaram por partilhar as boas práticas já existentes nas suas escolas, outros foram porta-voz da ideia geral de que a escola é a entidade reguladora da Educação Física, contrariando o sedentarismo para o qual os jovens são facilmente aliciados, sendo o professor de Educação Física elemento fundamental para ajudar os seus alunos a tornarem-se mais ativos e a entrarem na zona saudável da aptidão física. Considerando para o efeito que a disciplina de Educação Física é uma mais-valia para a educação, o desporto e a saúde em Portugal. 

Sem sombra de dúvida ficou ainda indubitavelmente esclarecido que a Plataforma FITescola® é um precioso auxiliar dos professores que deverão tão-somente registar-se e beneficiar desta ferramenta interativa e de tão fácil acesso. 

Os próximos eventos vão decorrer até meados de maio e estão agendados para os dias 29 de abril, 4 de maio e 11 de maio, respetivamente, no Instituto Manuel Teixeira Gomes em Portimão, na Universidade Lusófona (Lisboa) e no auditório de Óbidos.