"Schools&Solutions" – um projeto para prevenir a violência através de práticas restaurativas

Content links

"Schools&Solutions" – um projeto para prevenir a violência através de práticas restaurativas

O Projeto transnacional “Schools&Solutions - Upscaling school restorative approaches to foster school climate and improve students competences on managing conflicts!”, cofinanciado pelo Programa Erasmus+, cujo objetivo se enquadra na promoção do uso de abordagens restaurativas já existentes, com formação aos professores para lidar com a prevenção da violência em realidades escolares complexas, chegou à sua fase final, a avaliação. 

O parceiro português foi a APROXIMAR, Cooperativa de Solidariedade Social, surgindo esta iniciativa no âmbito de um dos seus setores de atuação – Educação, Formação e Capital Social. Além da coordenadora, foram convidados a participar nestes momentos de formação, elementos da Direção-Geral da Educação, do Agrupamento de Escolas Sophia de Mello Breyner – Vila Nova de Gaia e do Instituto de Apoio à Criança.

Estas sessões de formação foram orientadas para a aplicação de abordagens restaurativas em contexto escolar, tendo como público-alvo, os profissionais de educação, dado no dia-a-dia lidarem com realidades escolares complexas. O uso de práticas restaurativas pretende contribuir para melhorar o comportamento das crianças e jovens, promovendo a inclusão na escola e na comunidade de uma forma inovadora e interativa.

Formadores especialistas, em práticas restaurativas, há mais de 30 anos, no Reino Unido (https://synrj.org/), partilharam a base teórica e desenvolveram atividades práticas, envolvendo os/as formandos/as no debate, na partilha e promovendo uma vivência direta do uso destas práticas através de dinâmicas de envolvimento e de role play. O grupo era constituído por mais de 30 profissionais de educação, na sua maioria docentes, dos países onde está a ser implementado o projeto: Roménia, Portugal, Turquia, Reino Unido, Letónia e Espanha.

Em Sant Vicent Del Raspeig (Espanha), o Institut d'Educación Secundaria (IES) Maria Blasco, entre 27 e 29 de novembro de 2021, foi a escola anfitriã do primeiro momento da formação – “Handling schools’ conflict with success – restorative circles”, o segundo momento decorreu entre 1 e 3 de março em Bucareste (Roménia) com a School no. 28, Bucharest como anfitriã da formação – “Restorative & Relational Processes: Intervention Levels. Pratical use of RP”. O terceiro e último momento de formação “Engagement methodologies through restorative practices – A guide to implement a restorative school center” decorreu entre 10 e 12 de maio em Bursa (Turquia) na Sehit Polis Ismail Ozbek Secondary School. Neste encontro, além dos momentos de formação, foram ainda testadas, para validação, ferramentas base, construídas pela APROXIMAR, para apoiar as diferentes fases de implementação de uma Escola Restaurativa.

Fase 1 - Entender o contexto

Fase 2 - Projetar e planear

Fase 3 - Mobilizar a comunidade escolar

Fase 4 - Implementar a Escola Restaurativa

Fase 5 - Avaliar

Todos os presentes, reunidos por país, analisaram as propostas e deram os seus contributos de melhoria. A APROXIMAR vai rever e produzir um guia final com base no resultado desta auscultação.

O guia final, que incluirá as ferramentas para aplicação e orientação das diferentes fases do projeto, após revisto será posteriormente apresentado e validado em dezembro de 2022 em reunião entre as coordenações dos países envolvidos no projeto.

Após essa validação, será divulgado publicamente e ficará disponível para utilização pelas escolas que assim o entendam.

Em jeito de conclusão, estas sessões de formação procuraram responder aos desafios que se colocam à Escola de hoje, na procura de soluções para a prevenção e resolução de situações de violência, enquadrando-se nos objetivos deste projeto:

  • Desenvolver formas inovadoras e interativas de incluir a comunidade escolar (crianças e jovens, docentes, direções, pais, ONG comunitária, etc.) na criação de soluções para os problemas;
  • Capacitar docentes para lidar com realidades escolares complexas, por meio de práticas inovadoras;
  • Criar mecanismos para envolver e melhorar o comportamento de crianças e jovens e reduzir a necessidade de suspensões/punições, ajudando na resposta aos conflitos de maneira a otimizar os relacionamentos;
  • Converter danos em oportunidades para as crianças e jovens, responsabilizando-os pelas suas ações procurando que tomem consciência do impacto das mesmas, nelas e nas outras pessoas.

Os resultados desta formação e o potencial uso de práticas restaurativas, podem contribuir indubitavelmente para o reforço do “Plano Escola Sem Bullying | Escola sem Violência”, constituindo-se como mais um auxiliar de apoio às escolas, com vista à utilização de diferentes abordagens de prevenção e intervenção em situações de violência.  Enquadram-se  ainda nas orientações do ROTEIRO “Medida para promover o exercício da cidadania plena, ativa e criativa em diferentes contextos de aprendizagem”, um contributo para dar «Voz aos Alunos» ao “incentivar as escolas a criar oportunidades para que os alunos participem nas decisões sobre a sua educação”, “amplificar as vozes dos alunos através de processos regulares de auscultação e participação” fundamental para grupos de crianças e jovens mais vulneráveis e onde todos/as apesar das suas diferenças se sentem seguros/as e motivados/as a criar soluções que valorizem o exercício da cidadania plena, a solidariedade para com as outras pessoas, a diversidade cultural e o debate democrático.

Pode aceder ao website do projeto em Schools&Solutions.