Tertúlia Democrática: O papel dos media na escolha eleitoral | disponível ONLINE

Content links

Tertúlia Democrática: O papel dos media na escolha eleitoral | disponível ONLINE

Encontra-se disponível online a tertúlia democrática, no formato webinar, sobre o papel dos media na escolha eleitoral, realizado no dia 21 de fevereiro de 2024, pela Direção-Geral da Educação.

Contou com a participação de José Manuel Mestre, jornalista da SIC, Sérgio Gomes da Silva, da Comissão Nacional de Eleições e de 4 alunos de Escolas Secundárias de diferentes zonas de Portugal.

Aproximando-se a realização das eleições legislativas agendadas para 10 de março de 2024, importa que todos os cidadãos possam assumir uma participação ativa e responsável no ato eleitoral. Àqueles que ainda não atingiram a idade de votar, torna-se necessário desenvolver atividades que estimulem a tomada de consciência para a responsabilidade de cada um no futuro da democracia.

Foram mais de uma centena de professores e alunos das diferentes zonas de Portugal que participaram nesta tertúlia, colocando questões e observações de forma ativa nesta tertúlia que teve como objetivos:

  • A influência dos media tradicionais (televisão, rádio e imprensa) e os novos media (em particular as redes sociais como, Facebook, TikTok e Instagram) sobre a formação das suas perceções do mundo, em particular do fenómeno da política;
  • A diferença entre conteúdos jornalísticos e não jornalísticos e a confiança que cada uma destas tipologias merece;
  • O desenvolvimento da perceção de que a falta de sentido crítico e/ou ético no consumo e difusão de conteúdos pode tornar os jovens instrumentos em campanhas de desinformação;
  • A noção de que a sobrevivência da democracia exige comportamentos responsáveis e éticos de todos os cidadãos.

Programa do Webinar

Sites de interesse, para esclarecimento de dúvidas:

 - Comissão Nacional de Eleições
 - Entidade Reguladora para a Comunicação Social