Webinar – As empresas em Portugal: o seu papel na economia e as atividades a que se dedicam

Content links

Webinar – As empresas em Portugal: o seu papel na economia e as atividades a que se dedicam

As estatísticas das empresas da central de balanços permitem acompanhar a atividade das empresas em Portugal. 

As empresas têm um papel fundamental nas economias, pelo que conhecer bem o detalhe setorial do tecido empresarial português é relevante para identificar as forças e fraquezas daquele que é o principal setor institucional produtivo na economia.

As estatísticas da central de balanços permitem analisar a forma como as empresas se financiam, se são ou não rentáveis, qual a sua estrutura de custos, entre outros tópicos. Num contexto de crise pandémica, que afetou de forma muito expressiva a atividade das empresas é essencial analisar quais os setores de atividade mais afetados, de forma a adequar medidas de apoio e de mitigação de risco para as empresas.

Neste webinar, o Banco de Portugal apresenta as estatísticas das empresas da central de balanços. Será contextualizado o papel deste setor institucional na economia e apresentados detalhes de alguns setores de atividade económica, incluídos nos setores primário, secundário e terciário. Esta apresentação será complementada com conteúdos interativos e pedagógicos do BPstat e dos Quadros do Setor, portais que poderão ser utilizados no enriquecimento didático das aulas.

Esta iniciativa aborda conteúdos de temas das Aprendizagens Essenciais das disciplinas de Economia, pelo que é dirigido aos docentes do grupo de recrutamento 430 – Economia e Contabilidade e tem os seguintes objetivos:

• Incentivar a atualização científica do grupo de docência, cujas oportunidades de formação nem sempre têm estado diretamente relacionadas com a sua área específica de lecionação;
• Promover o uso da Estatística enquanto “ferramenta” fundamental na análise da realidade económica portuguesa, europeia e mundial;
• Fomentar a atualização científica dos professores do referido grupo, nomeadamente no que respeita a alguns conteúdos programáticos que têm apresentado novos desenvolvimentos.
• Estimular a partilha de práticas de referência entre os professores que, sendo do mesmo grupo de recrutamento, se encontram em contextos educativos muito diversificados.

➣ Público-alvo: Professores do grupo de recrutamento 430 – Economia e Contabilidade.
➣ Data de realização: dia 23.11.2021, às 17h30min, com a duração de 1h15min.
➣ A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição até ao dia 19.11.2021
➣ A Ficha de inscrição está disponível em: https://area.dge.mec.pt/dsdcbpstat