Webinar – O défice e a dívida das administrações públicas: por dentro dos números que todos conhecemos!

Content links

Webinar – O défice e a dívida das administrações públicas: por dentro dos números que todos conhecemos!

As estatísticas das administrações públicas apresentam as operações das administrações públicas com os vários setores residentes da economia e com o resto do mundo. Incluem, nomeadamente, informação sobre o défice e sobre a dívida pública.

O défice público ou défice orçamental é um dos indicadores mais relevantes para avaliar a situação financeira do setor das administrações públicas e, frequentemente, do próprio país como um todo. A existência de desequilíbrios significativos e persistentes ao nível orçamental pode provocar desequilíbrios noutras áreas da economia. A acumulação de défices orçamentais pode conduzir a um aumento da dívida pública. 

A dívida pública, por sua vez, corresponde às responsabilidades financeiras do setor das administrações públicas e é outro dos indicadores macroeconómicos mais relevantes utilizado para avaliar a situação financeira das administrações públicas de um país. 

Em contextos de crises, como da crise financeira e da atual pandemia COVID-19, o poder analítico destas estatísticas aumenta tornando-as fundamentais para compreender a situação económica e financeira do país.

Neste webinar, o Banco de Portugal apresenta as estatísticas das administrações públicas, por forma a clarificar a abrangência deste setor institucional, o seu papel na economia e os principais indicadores de análise das finanças públicas, tais como o défice e a dívida pública. Esta apresentação será complementada com conteúdos interativos e pedagógicos do BPStat, o portal de estatísticas do Banco de Portugal, que poderão ser utilizados no enriquecimento didático das aulas.

Esta iniciativa aborda conteúdos de temas das Aprendizagens Essenciais da disciplina de Economia A do 11.º ano de escolaridade, designadamente “Os agentes económicos e o circuito económico” e “A intervenção do Estado na economia”, pelo que é dirigido aos docentes do grupo de recrutamento 430 – Economia e Contabilidade e tem os seguintes objetivos:

• Incentivar a atualização científica do grupo de docência, cujas oportunidades de formação nem sempre têm estado diretamente relacionadas com a sua área específica de lecionação;
• Promover o uso da Estatística enquanto “ferramenta” fundamental na análise da realidade económica portuguesa, europeia e mundial;
• Fomentar a atualização científica dos professores do referido grupo, nomeadamente no que respeita a alguns conteúdos programáticos que têm apresentado novos desenvolvimentos;
• Estimular a partilha de práticas de referência entre os professores que, sendo do mesmo grupo de recrutamento, se encontram em contextos educativos muito diversificados.

➣ Público-alvo: Professores do grupo de recrutamento 430 – Economia e Contabilidade

➣ Data de realização: dia 27.04.2021, às 17h30min, com a duração de 1h15min.

➣ A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição até ao dia 23.04.2021

➣ A Ficha de inscrição está disponível em: https://area.dge.mec.pt/dsdcbpstat