Webinar: Olhos nos Olhos: Saúde Menstrual - Um Assunto que Toca a Todos/as

Content links

Webinar: Olhos nos Olhos: Saúde Menstrual - Um Assunto que Toca a Todos/as

O Dia Internacional da Mulher é comemorado a 8 de março, com o objetivo de celebrar os direitos que as mulheres conquistaram até agora, mas também relembrar que ainda há muito por fazer. Nesta data, a Direção de Serviços de Projetos Educativos, da Direção-Geral da Educação (DGE), vai promover em modalidade remota, entre as 10:30h e as 11:30h, o webinar "Olhos nos Olhos: Saúde Menstrual - Um Assunto que Toca a Todos/as. Educar para a Cidadania com Afetos!", destinado a toda a comunidade educativa.

A saúde menstrual, diz respeito a todas as pessoas. Diretamente às pessoas que menstruam e indiretamente a todas as outras pessoas que lidam com elas, sejam filhos, amigos, irmãos, colegas, ou outros familiares.

Desde 2015 que se defende uma mudança de paradigma no terreno menstrual: olhar para o ciclo como um todo, do qual a menstruação é apenas uma parte, e como um sinal vital de saúde.

Patrícia Lemos, fundadora do ©Círculo Perfeito, e Liliana Teixeira, docente com experiência no trabalho deste tema com as suas turmas, vão partilhar o seu conhecimento neste webinar, dirigido docentes, alunos/as a partir do 2.º ciclo do ensino básico e à comunidade educativa em geral, pretendendo capacitar os indivíduos nos seus diferentes papéis, com informação atualizada e ferramentas de abordagem que sejam úteis e eficientes na abordagem ao tema da saúde menstrual, tema alinhado com os Objetivos do Milénio da ONU, promovendo a educação para a saúde, a saúde sexual e reprodutiva, a igualdade de género e a ação ambiental.

Enquadrando o entendimento do contexto cultural para desconstrução de mitos latentes e combate ao estigma, percorrendo depois o expectável nos primeiros anos menstruais, a importância do entendimento do sintoma, a informação para o combate à normalização das queixas, a gestão dos dias menstruais, e questões de pobreza e dignidade menstrual, são tópicos abordados ao longo desta hora de partilhas, reforçando a importância de educar para o ciclo menstrual enquanto investimento de médio prazo, e contributo efetivo para criarmos jovens mais saudáveis, atentos e capazes de advogar por si.

Os comentários finais estarão a cargo de Lúcia Pestana, da Associação Nacional de Mulheres Juristas.

O enquadramento deste webinar cruza vários domínios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, como a Sexualidade, a Igualdade de Género, a Saúde, os Direitos Humanos, a Educação Ambiental, o Desenvolvimento Sustentável e a Interculturalidade, são alguns dos exemplos mais evidentes, contribuindo para a visão de valorização do respeito pela dignidade humana, pelo exercício da cidadania plena, pela solidariedade para com os outras pessoas, pela diversidade cultural, rejeitando todas as formas de discriminação e exclusão social, veiculadas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e para competências na área do bem-estar, saúde e ambiente e de consciência e domínio do corpo.

A inscrição neste webinar é gratuita, mas obrigatória e não pressupõe a emissão de certificado/declaração de participação, nem o envio de documentação.

Este Webinar será também transmitido no canal YouTube da DGE