Webinário "Cinema Português antes e depois de 25 de Abril de 1974"

Content links

Webinário "Cinema Português antes e depois de 25 de Abril de 1974"

Ciclo de webinários EstudoEmCasa Apoia - Projeto Meio Século de Democracia: Testemunhos e Memória Intergeracional

A história do cinema português sempre se fez de entusiasmo e talento, marcada por uma resiliência constante para não deixar morrer uma indústria que teve, ao longo de todo o século XX, alguns momentos altos e sonhos que se esmoreceram.

Tirando o período áureo das grandes comédias de costumes, pode dizer-se que nunca tivemos uma indústria propriamente dita e com projeção internacional. Em contrapartida, sempre tivemos autores que, com pouco, souberam fazer um cinema diferente.

Com o 25 de Abril, surgiu uma nova vaga de realizadores que se repete agora, 50 anos depois da revolução. Novos criadores que, com pouco, conseguem fazer muito e assim contribuem para uma nova perspetiva sobre audiovisual português.

Neste webinário, Mário Augusto - jornalista de cinema, escritor e apresentador de televisão - irá revisitar o caminho feito pelo cinema português, desde o incrível projeto da Invicta Films do Porto (década de 20), passando pelos novos tempos do sonoro e do novo cinema português do pós 25 de abril que inaugurou novos percursos que ainda hoje se reinventam.

Este webinário é dinamizado em parceria com o Plano Nacional de Cinema e terá interpretação em Língua Gestual Portuguesa.

Inscrição.