X Olimpíadas da Língua Portuguesa

Content links

X Olimpíadas da Língua Portuguesa

A Direção-Geral da Educação (DGE), o Plano Nacional de Leitura, a Direção-Geral da Administração Escolar, a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a Associação de Professores de Português e a Escola Secundária de Camões promovem, no ano letivo de 2022/2023, a 10.ª edição das Olimpíadas da Língua Portuguesa.

Trata-se de uma iniciativa que visa incentivar o bom uso da língua portuguesa pelos alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico (Escalão A) e do Ensino Secundário (Escalão B), aumentando o seu interesse pelo conhecimento da norma-padrão do Português Europeu e estimulando o espírito de rigor e de excelência.

No presente ano letivo, o concurso terá uma nova fase em relação às edições anteriores, sendo constituído por três fases. Na 3.ª fase, os alunos participarão em atividades que visam o desenvolvimento de competências nucleares associadas à língua portuguesa, em domínios específicos, designadamente no que diz respeito à oralidade. Serão atribuídos prémios aos três melhores classificados de ambos os escalões.

O prazo de inscrições quer para os estabelecimentos de educação e de ensino sediados em território nacional quer para a rede de Escolas Portuguesas no Estrangeiro (EPE) decorrerá entre 30 de janeiro e 6 de fevereiro de 2023 e a prova da 1.ª fase terá lugar no dia 9 de fevereiro, às 10h00 de Portugal continental.

O procedimento de inscrição será efetuado eletronicamente, através do preenchimento de elementos requeridos em plataforma a disponibilizar pela DGE.

O Regulamento das X Olimpíadas da Língua Portuguesa será divulgado até ao dia 30 de janeiro, em http://www.dge.mec.pt/olimpiadas-da-lingua-portuguesa, onde também se encontram disponíveis as provas referentes às edições anteriores e as produções escritas dos premiados em cada escalão.