TIC na Educação

Lançamento da 11.ª edição dos Desafios SeguraNet 2017/18

A 11.ª edição dos Desafios SeguraNet 2017/18 terá início no dia 15 de outubro, prolongando-se até 31 de maio de 2018. Esta edição destina-se a todas as escolas, públicas e privadas, do ensino básico.

Para participar nos Desafios, as Escolas deverão efetuar o registo com o código de estabelecimento de ensino (não o código de Agrupamento).

Os utilizadores já registados só necessitam de se inscrever na nova Atividade dos Desafios.

“Programação e Robótica no Ensino Básico” - 2.ª fase de inscrições

A Direção-Geral da Educação lança a 2.ª fase de inscrições no Projeto “Programação e Robótica no Ensino Básico”.

Os Agrupamentos de Escolas e Instituições de Ensino Particular têm agora a oportunidade de se juntar às 628 Escolas que já aderiram a esta iniciativa procurando proporcionar um método de ensino e de aprendizagem inovador e motivador a alunos e professores.

As inscrições decorrem até 15 de setembro em http://area.dge.mec.pt/dspe1cip/default.aspx.

Apps for Good – 4.ª Edição

Em 2017/2018, terá lugar a 4.ª edição da iniciativa Apps for Good. Trata-se de um programa internacional - lançado em Portugal no ano letivo 2014/15 - desenvolvido pelo CDI Portugal em parceria com a Direção-Geral da Educação, através da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE) no contexto do qual, ao longo do ano letivo, os alunos desenvolvem trabalho em equipa com o objetivo de identificar problemas sociais com os quais se deparam no seu dia-a-dia e desenvolver soluções através da criação de aplicações para dispositivos móveis.

Concurso “Conta-nos uma história!” – histórias da 8.ª edição

A Direção-Geral da Educação (DGE) tem o grato prazer de anunciar a georreferenciação das histórias que participaram na 8.ª edição do Concurso “Conta-nos uma história!”, que decorreu no ano letivo que agora termina.

Esta iniciativa, dirigida à Educação Pré-Escolar e 1.º ciclo do Ensino Básico, pretende fomentar a criação de projetos desenvolvidos pelas escolas de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico que incentivem a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nomeadamente tecnologias de gravação digital de áudio e vídeo.

Evento Final “Iniciação à Programação no 1.º ciclo do Ensino Básico”

No dia 30 de junho de 2017 teve lugar, na Escola Secundária de Rio Tinto, no Porto, o evento final do projeto-piloto “Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico”. Tratou-se de uma iniciativa da Direção-Geral da Educação, com o apoio dos seus parceiros, a saber, Associação Nacional de Professores de Informática, Centro de Competência TIC da Universidade de Évora, Centro de Competência TIC da ESE de Setúbal e Microsoft.

Páginas

Subscreva RSS - TIC na Educação