27 de janeiro - Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Content links

27 de janeiro - Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, que se assinala a 27 de janeiro, tem um caráter muito especial, pois comemoram-se:

• Os 75 anos da libertação do campo de extermínio de Auschwitz-Birkenau;
• O 20.º aniversário da adoção da Declaração de Estocolmo, sobre a qual foi criada a IHRA, International Holocaust Remembrance Alliance. 
• O 15.º aniversário da adoção de 27 de janeiro como o Dia Internacional da Memória do Holocausto pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

Em Auschwitz, a data é evocada com a presença de cerca de 120 sobreviventes e será muito provavelmente a última oportunidade de reunir neste local um tão grande número de vítimas do Holocausto.  

Portugal tornou-se país membro da IRHA em dezembro de 2019, e é perante as responsabilidades assumidas nesta organização internacional, dos compromissos de Estado e do reconhecimento da necessidade de perpetuar a Memória do Holocausto que a Direção-Geral da Educação se associa na evocação deste dia.

O Ministério da Educação, através desta Direção-Geral, tem feito um longo percurso no que diz respeito à Memória e Ensino do Holocausto, designadamente através da criação de uma rede nacional de formadores e da formação de professores. Esta rede pretende promover a capacitação dos professores face ao ensino do Holocausto, fornecendo-lhes ferramentas para uma abordagem transversal no domínio dos Direitos Humanos na disciplina de História e em Cidadania e Desenvolvimento.

Neste sentido, convida-se as escolas para que, conjugando as Aprendizagens Essenciais de História e os objetivos da Estratégia Nacional da Educação para a Cidadania com os Princípios, as Áreas de Competência e os Valores definidos no Perfil dos Alunos àSaída da Escolaridade Obrigatória, possam associar-se a este dia, promovendo iniciativas locais que traduzam o sentido e os objetivos desta evocação.

Ao longo dos últimos anos, temos assistido ao desenvolvimento de iniciativas promotoras de valores de cidadania e de defesa dos Direitos Humanos associadas a este tema, e das quais vos deixamos aqui alguns exemplos:

 

   Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal
   Projeto pedagógico Dever de Memória - jovens pelos direitos humanos

   "Dever de Memória - Jovens pelos Direitos Humanos"

 

 

 

 

 

Escola Secundária de Loulé
"Outras Histórias". Viajar ao Passado, Pensar no Futuro

Notícias evocativas da Memória e Ensino do Holocausto

IHRA 2020 Ministerial Declaration adopted in Brussels
MEDIA STATEMENT - Commemorating 75 years since the liberation of Auschwitz, UN experts call for urgent action to combat antisemitism

Vídeos

O Ensino do Holocausto: ponto de partida para a Educação para a Cidadania e para os Direitos Humanos” (Escola Secundária de Loulé)
No silêncio de Auschwitz” (RTP ensina)
Vários (RTP ensina) 

Cartazes alusivos à memória das vítimas do Holocausto (Agupamento de Escolas Miguel Torga, Monte Abrão, Sintra)