Está aqui

Rede de Clubes Ciência Viva na Escola

Rede de Clubes Ciência Viva na Escola

 

PROJETO “CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA” (CCVnE)

A DGE e a Ciência Viva promovem a iniciativa “Clubes Ciência Viva na Escola” nos Agrupamentos de Escolas/Escolas não Agrupadas, Escolas Profissionais e Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo, desde 2018. Os CCVnE funcionam nas Escolas como espaços de ciência abertos de contacto com a ciência e a tecnologia, para a educação e o acesso generalizado dos alunos a práticas científicas, promovendo o ensino experimental das ciências e das técnicas. Os CCVnE potenciam a cooperação entre sistemas formais e não formais de educação, constituindo parcerias sólidas com instituições científicas e de ensino superior, autarquias, centros Ciência Viva, empresas com I&D, museus e outras instituições culturais. 

Inicialmente formarem-se 237 Clubes (206 em Portugal continental, 2 nas Regiões autónomas, 2 em Escolas Portuguesas no Estrangeiro e 27 escolas privadas) abordando áreas temáticas no âmbito de Ciências Naturais, Física e Química, Matemática, TIC, Ciências Sociais e Humanas, Artes, Robótica, Fotografia, Cidadania, entre outras.

Este projeto já passou por diversas etapas, das quais se destacam as seguintes:

1. JORNADAS DE PARCERIAS - 2018

Decorreram entre dezembro de 2018 e março de 2019, 9 Jornadas de Parceria (Lisboa, Proença-a-Nova, Bragança, Faro, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Estremoz), com o objetivo de aproximar escolas e parceiros.

2. ENCONTRO DE LANÇAMENTO DA “REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA” - 2019

O Encontro de Lançamento da Rede para o ano letivo de 2019/2020. O objetivo consistiu em reunir todos os clubes, os parceiros e os especialistas, propiciando uma reflexão sobre as dinâmicas da “Rede de Clubes Ciência Viva na Escola” e o papel destes espaços de ciência na promoção de atividades transversais e interdisciplinares nas escolas. Além disso, pretendia fazer-se uma abordagem ao caminho já percorrido, salientar o papel fundamental das parcerias e referir perspetivas futuras.

3. FACEBOOK – “Rede de Clubes Ciência Viva na Escola” – 2019 

Foi criada uma página Facebook dedicada a este projeto, com o objetivo de criar mais um meio facilitador de comunicação entre a Coordenação Nacional e os vários Clubes CCVnE, facilitar a comunicação entre os vários Clubes, divulgar o trabalho dos clubes e potenciar a REDE de partilha. 

4. MICRORREDES – Sessões de trabalho em proximidade - 2020

Durante o mês de janeiro decorreram 17 sessões de trabalho de âmbito local, por todo o país e 1 sessão online com as escolas das ilhas e CPLP, com o objetivo de dinamizar, fortalecer e divulgar a Rede. Estes encontros potenciaram a partilha e a divulgação de práticas, constrangimentos e potencialidades do trabalho realizado no âmbito dos Clubes. 

5. ENCONTROS TEMÁTICOS ONLINE – WEBINARES – 2021

Realizaram-se 6 webinars, com o objetivo de partilhar informação científica relevante, com aplicabilidade às temáticas relativas aos clubes.

• "ROBÓTICA E PROGRAMAÇÃO", com o professor Paulo Torcato
• "VARIAÇÕES NATURAIS: BIODIVERSIDADE NUM MUNDO EM MUDANÇA", com a Professora Doutora Cristina Branquinho
• "E&D EM CIÊNCIA – ATIVIDADES EXPERIMENTAIS – E-LAB", com o Professor Doutor Horácio Fernandes
• "CIÊNCIA E SOCIEDADE", com o Doutor José Matos
• "ASTRONOMIA", com o Professor Doutor Rui Agostinho
• "ENSINO A DISTÂNCIA", com a Professora Doutora Neuza Pedro

6. CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA - 2021

O catálogo que tem como objetivo divulgar boas práticas das escolas que fazem parte desta iniciativa e de testemunhos de diversos parceiros que constituem a REDE. 

Descubra-o em https://www.dge.mec.pt/catalogo-CCVne/

7. FÓRUM NACIONAL DE PROJETOS de Ciência - 2021

No dia 23 janeiro 2021 realizou-se o Fórum Nacional dos Clubes Ciência Viva na Escola, tendo tido como objetivos fundamentais estabelecer comunicação/divulgação de atividades dos CCVnE a nível nacional, atividade científica atual através da realização de comunicações científicas de áreas diversas, catálogo nacional da Rede CCVnE, Stands das diferentes escolas, Stand DGE, Stand Ciência Viva.

Na abertura discursaram o Sr. Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, o Sr. Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor e o Sr. Diretor Geral da Educação, José Vítor Pedroso.

No encerramento foi a vez das intervenções da Sr.ª Subdiretora Geral da Educação, M.ª João Horta, do Sr. Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira e do Sr. Secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa.

Para rever: https://clubescienciaviva.virtualarena.pt/stream/stream/

8. CONTINUIDADE DO PROJETO

A Coordenação Nacional continua a acompanhar o trabalho dos CCVnE e a reunir esforços no sentido do alargamento da REDE e da obtenção de novos financiamentos. Para a região do Algarve já se efetivou este alargamento com apoio da linha de financiamento do CRESC Algarve.

O alargamento generalizado da Rede de Clubes Ciência Viva a todo o território nacional está previsto no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência e será amplamente noticiado em breve.

Pretende-se assim alargar esta iniciativa a mais Escolas, a mais Clubes, a mais professores e a mais alunos.

Para mais informações: https://clubes.cienciaviva.pt/