Concurso para Escolas do Zoo de Lisboa: Clima Extremo – Uma Ameaça Global

Content links

Concurso para Escolas do Zoo de Lisboa: Clima Extremo – Uma Ameaça Global

O nosso planeta está em constante mudança e, nos dias de hoje, as alterações climáticas são o principal motor dessa transformação. Os seus efeitos, de nível global sem precedentes, perturbam os ecossistemas da Terra e deixam em risco a biodiversidade do planeta.

Neste âmbito, dando continuidade aos projetos que têm vindo ser desenvolvidos, o Jardim Zoológico e os seus parceiros, Direção-Geral da Educação e ABAE/ECO ESCOLAS, lançam um novo concurso, com a temática: CLIMA EXTREMO – UMA AMEAÇA GLOBAL.

Tendo em conta a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável 13, 14 e 15, onde há o reconhecimento da importância da educação como estratégia para a conservação do ambiente, este Concurso destina-se a crianças e jovens da educação pré-escolar, do ensino básico (1.º, 2.º, 3.º ciclo) e do ensino secundário.  Pretende-se que esta temática estimule as crianças e jovens para uma consciência ecológica e de respeito pelo Ambiente, sendo desenvolvida e trabalhada nas diversas disciplinas e em particular em Cidadania e Desenvolvimento, de uma forma transdisciplinar em atividades letivas e não letivas, envolvendo as crianças e jovens através de metodologias ativas.

Um dos objetivos é alertar para a problemática dos impactos das alterações climáticas, incentivando à adoção de comportamentos que contribuam para a sustentabilidade do Planeta, através da mudança de comportamentos. 

Neste concurso pretende-se que sejam apresentadas (em vídeo) ações de resolução de um problema sobre o clima, utilizando diversos tipos de apresentações: informativa, demonstrativa, persuasiva ou inspiradora. 

Ao combater as alterações climáticas, estamos a contribuir para a conservação dos ecossistemas e para o aumento da biodiversidade. 

Nunca é de mais relembrar que nós, seres humanos, fazemos parte desta biodiversidade!

Mais informações e inscrições em: https://www.zoo.pt/pt/educar/cn-escolas/