Democracia, para que te quero?

Content links

Democracia, para que te quero?

A democracia é uma ideia que marca os sistemas políticos desde há 25 séculos e que soube crescer e adaptar-se aos novos tempos. Mas do que falamos, quando falamos de democracia?

É a isso que a TSF, o Ministério da Educação e as escolas tentam responder numa iniciativa direcionada para os alunos do Ensino Secundário.

Democracia, para que te quero?

É um debate radiofónico composto por 8 episódios de 40 minutos cada na rádio ONAIR e cerca de 2 horas de duração, nas escolas secundárias e com transmissão em streaming em TSF.pt. O programa - inspirado em programas da BBC Radio 4 - está formatado especialmente para alunos dos 10.º ao 12.º anos e, em parceria com o Ministério da Educação, tem lugar em escolas, na presença de alunos e professores. Cada episódio é trabalhado previamente com a escola, permitindo um debate dirigido entre os alunos, discutindo a evolução da ideia de democracia, desde a Grécia Clássica até ao século XXI.

Este projeto enquadra-se nos domínios dos Direitos Humanos, das Instituições e Participação Democrática, nos Media e nas Aprendizagens Essenciais de História e Filosofia.

Para além de se discutir o conceito de democracia, promove-se, nos 8 debates (Ideia nascida para alguns e que hoje é para todos; Direitos Políticos e Civis; Estado de Direito; Eleições; Controle das Instituições; Direitos Económicos, Sociais, Culturais e Ambientais; A Democracia em Portugal; Uma ideia de e para todos nós), a noção de que a Democracia comporta modelos alternativos.

Durante o mês de novembro, o projeto estará na Escola Secundária de Viseu, durante a tarde de dia 3, e será debatido o tema “Os Direitos Económicos, Sociais, Culturais e Ambientais”. No dia 11 rumará mais a norte, Guimarães, na Escola Secundária Martins Sarmento, onde será abordado o tema “A Democracia em Portugal”, pelas 14 horas. Por fim, no dia 28, a partir das 14 horas, os alunos irão debater o tema “Democracia: uma ideia para todos nós (?) face aos desafios do populismo e do nacionalismo”, na Escola Secundária André Gouveia, em Évora.