Divulgação do vencedor do provérbio de novembro… Continuamos a dar a volta ao texto!

Content links

Divulgação do vencedor do provérbio de novembro… Continuamos a dar a volta ao texto!

Está encontrado o vencedor do provérbio do mês de novembro, no âmbito do desafio “Provérbios, vamos continuar a dar a volta ao texto!", após a votação pública a que estiveram sujeitos os 8 provérbios selecionados pelo júri.

“Se há violência mete a colher, defende o marido, defende a mulher” foi a proposta vencedora, com 704 votos, do total dos 1416 votos distribuídos pelo público nos 8 provérbios a concurso em “vota no provérbio do mês de novembro”.

A professora Sara Soares e os alunos e as alunas da turma 6.º A, do Instituto Duarte de Lemos, em Águeda, responderam ao desafio “Provérbios, vamos continuar a dar a volta ao texto!” e deram uma nova expressão, ao provérbio “Entre marido e mulher não se mete a colher”. Este provérbio, na sua versão original, legitima a violência doméstica, isola a vítima e desresponsabiliza a sociedade. Nesta turma, reescreveram-no, acentuando que a violência doméstica é um crime público e em sintonia com os princípios da sociedade atual, século XXI, tornando-o mais promotor dos direitos humanos de todas as pessoas, sejam homens ou mulheres.

Parabéns ao 6.º A, e a todos/as alunos/as e respetivos/as docentes, que em novembro trabalharam e refletiram para promover a igualdade e eliminar a violência e os estereótipos de género.

A discussão e a reflexão em torno de provérbios vão continuar nas salas de aula do país, com o desafio para o provérbio de dezembro já aberto! Aguardamos a vossas propostas e reflexões.

Continuação de bom trabalho!