Encontro das Escolas Bilingues e Interculturais de Fronteira
Content links
Encontro das Escolas Bilingues e Interculturais de Fronteira

Docentes portugueses e espanhóis partilham boas práticas no âmbito do Projeto Escolas Bilingues e Interculturais de Fronteira
Nos dias 5 e 6 de junho de 2025, cerca de 100 participantes - entre os quais 60 docentes de Portugal e Espanha - reuniram-se no Teatro Municipal de Bragança para partilhar experiências, apresentar atividades e recursos e divulgar os resultados alcançados ao longo do ano letivo 2024/2025, reforçando o mote “a fronteira une na diversidade”.
Durante dois dias, os docentes, representantes de várias escolas raianas, deram a conhecer os trabalhos realizados com os seus alunos, promovendo a aproximação entre comunidades educativas fronteiriças e evidenciando a importância da cooperação transfronteiriça no contexto educativo.
Criado em 2020, o Projeto Escolas Bilingues e Interculturais de Fronteira (PEBIF) resulta de uma colaboração entre os governos de Portugal e de Espanha, em articulação com as Comunidades Autónomas de Andaluzia, de Castela e Leão, da Extremadura e da Galiza, contando com a Organização de Estados Ibero-americanos (OEI) como parceiro estratégico. O principal objetivo do projeto é promover a cooperação entre os dois países no desenvolvimento educativo, social e económico das regiões fronteiriças, através da criação e dinamização de uma rede de escolas.
Desde o seu início, o PEBIF tem vindo a crescer de forma significativa: no primeiro ano de implementação (2020), integrava 16 escolas; em 2024/2025, o número de estabelecimentos envolvidos aumentou para 49, distribuídos ao longo da fronteira.