PISA 2018 – Portugal alcança 6.º lugar no módulo de educação financeira

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PISA 2018 – Portugal alcança 6.º lugar no módulo de educação financeira

O Programme for International Student Assessment (PISA), desenvolvido pela OCDE e iniciado em 2000, tem como objetivo diagnosticar os pontos fortes e fracos dos sistemas educativos na formação dos jovens que, no virar do século, se encontravam no final da escolaridade obrigatória na maioria dos países participantes. 

O PISA foi criado para avaliar se os alunos conseguem mobilizar as suas competências de Leitura, Matemática ou Ciências na resolução de situações relacionadas com o dia a dia. Opcionalmente, os países podem ainda participar no domínio de literacia financeira e num quarto domínio inovador, que varia de ciclo para ciclo (p. ex., “Resolução colaborativa de problemas”, na edição de 2015, “Competências globais” na edição de 2018, “Pensamento Criativo” na edição de 2021). 

A relevância internacional do PISA na educação mundial é confirmada pelo número crescente dos países e regiões participantes: dos 32 países (dos quais 28 eram membros da OCDE – Organização para o Desenvolvimento e Cooperação Económica) e cerca de 200 000 alunos que participaram no PISA 2000, o número de participantes tem aumentado continuamente, registando 79 participantes, e mais de 600 000 alunos, na edição de 2018.

Dos últimos lugares da lista ordenada dos resultados do PISA entre os membros da OCDE na edição de 2000, Portugal ascendeu, em 2018, à 18.ª posição da escala ordenada da literacia de leitura, à 20.ª posição a ciências e à 22.ª a matemática na edição de 2018 (resultados divulgados em dezembro de 2019).

Os alunos Portugueses, que não realizaram o teste de “Competências Globais”, mas participaram no teste de literacia financeira, cujos resultados foram divulgados a 7 de maio de 2020, alcançaram o 6.º lugar, entre 20 países participantes. 

Aceda aos Resultados do PISA 2018 – Módulo de literacia financeira