Projeto “Academia de Cidadania Digital” no AE Caneças - DGE inicia formação de docentes

Content links

Projeto “Academia de Cidadania Digital” no AE Caneças - DGE inicia formação de docentes

Os alunos do pré-Escolar e do 1.º ciclo de Caneças publicam regularmente um jornal escolar que criaram em 2016

A Direção-Geral da Educação acaba de dar início a duas oficinas de formação a distância, em Literacia dos Media (LM) e STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática), as quais têm a duração de 40 horas cada e envolvem um total de 30 docentes (pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos) do Agrupamento de Escolas de Caneças, Odivelas.

Iniciadas a 16 e 23 de setembro, as oficinas marcam a chegada ao terreno do projeto "Academia de Cidadania Digital" (ACD, 2019-2022), financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e desenvolvido pela Universidade Autónoma de Lisboa, em articulação com o AE Caneças, a União de Freguesia de Ramada e Caneças, o CENJOR, o Sindicato de Jornalistas e a Direção-Geral da Educação.

"Este projeto tem como novidade o cruzamento da Literacia dos Media com STEAM, em atividades pedagógicas de pré-escolar e 1.º ciclo, envolvendo ainda docentes que acompanhem os alunos na transição para o 2.º ciclo. Os docentes estão a organizar atividades que vão testar no terreno, para que outros possam, depois, replicá-las", refere Vitor Tomé, investigador-responsável pela ACD.

As atividades são criadas em articulação com os formadores (Sofia Branco, Isabel Nery e Vitor Tomé), seguindo metodologias internacionais, mas centradas em temáticas do contexto das crianças. Visam desenvolver competências em termos de criatividade, pensamento crítico, pensamento de design e do uso das tecnologias digitais.

A oficina de formação “Literacia dos Media e Jornalismo: práticas pedagógicas com os media e acerca dos media” foi desenvolvida num projeto homónimo do Sindicato dos Jornalistas e do CENJOR, com o apoio do Ministério da Educação, destinado a docentes do 3.º ciclo e do secundário. As edições agora iniciadas destinam-se pela primeira vez ao ensino pré-escolar e ao 1.º ciclo.