Projeto ARETE - Recrutamento de professores

Projeto ARETE - Recrutamento de professores

Projeto ARETE e Realidade Aumentada: Realidade Aumentada (RA) - A European Schoolnet está a recrutar professores para a coordenação de dois estudos-piloto.

Call para coordenadores de professores - Projeto ARETE e Realidade Aumentada: Realidade Aumentada (RA) 

Este projeto surge no âmbito do debate sobre como melhorar a educação recorrendo ao uso de novas tecnologias. Numa fase em que a Europa está prestes a tornar-se um líder global em RV e RA*, a Realidade Aumentada representa um grande potencial para a educação do futuro. 

Neste contexto, com o projeto ARETE, pretende-se atingir os seguintes objetivos: 

a) desenvolver, integrar e disseminar tecnologia interativa através de métodos e ferramentas de RA, para criar e conectar sistemas digitais existentes e construir um ecossistema competitivo pan-europeu que apoie a disseminação rápida de conteúdo de aprendizagem aumentada para um grande público; 
b) reforçar as capacidades de investigação e industriais na Europa, para desenvolver futuros dispositivos e conteúdos interativos para a educação;
c) apoiar o esforço existente para procurar oportunidades oferecidas por interacções multiutilizador com tecnologias RA na educação. 

No projeto ARETE, a European Schoolnet é responsável pelo recrutamento, seleção e coordenação de professores de toda a Europa que irão testar, com os seus alunos, duas soluções RA interativas ARETE em salas de aula. Neste sentido, irá desenvolver dois estudos-piloto:

O Estudo-piloto 1 incluirá cerca de 40 professores para testar uma solução de RA alfabetizada em inglês (fornecida por WordsWorthLearning); 
O Estudo-piloto 2 terá mais de 170 professores a utilizar uma solução de RA para o ensino de geometria e geografia (fornecida pela CleverBooks). 

Nesta fase, a European Schoolnet está a tentar identificar e recrutar professores para os ajudar a coordenar estes dois estudos-pilotos:

ARETE – Estudo-piloto 1 - Call para coordenadores de professores:

A European Schoolnet está a recrutar 2 professores de inglês dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico ou professores do ensino especial, de alunos do 4.º ao 6.º ano do ensino básico (com idades entre os 9 e os 12 anos em janeiro de 2021). 

Os docentes selecionados devem trabalhar em escolas onde o inglês é a principal língua de ensino na UE e em países associados ao H2020, como é o caso de Portugal.

A sua função será coordenar os professores que participam nas atividades do Estudo-piloto 1 do ARETE e participarem eles próprios neste estudo. 

O ARETE Estudo-piloto 1 estuda os efeitos da implementação das soluções de realidade aumentada interativa do WordsWorthLearning (WWL-AR) para o ensino e a aprendizagem do Inglês, com alunos do ensino básico, que apresentam um baixo desempenho típico em testes de Inglês.

• Esta Call decorre até ao dia 23 de outubro de 2020
• Para inscrição e mais informações, é favor aceder ao seguinte link: https://www.areteproject.eu/newsevents/body,514766,en.html
• Para partilhar este pacote promocional com os colegas, é favor aceder ao seguinte linkhttps://drive.google.com/file/d/1GCXJcm7Knl3woGQOgIR2w9cpeTFUgbbh/view?usp=sharing

ARETE – Estudo-piloto 2 - Call para coordenadores de professores:

A European Schoolnet está a recrutar 8 professores do 1.º ciclo do ensino básico (alunos do 4.º ano - com idades entre os 8 e os 11 anos em setembro de 2021). 

O objetivo consiste em que os docentes selecionados venham a coordenar, no seu país, os professores que participam do estudo-piloto relativo a soluções interativas de realidade aumentada (RA) para geometria e geografia fornecidas pela CleverBooks (ARETE Pilot 2), participando desse estudo eles próprios. 

Estes 8 coordenadores de professores serão recrutados nos seguintes países (um professor por país): Grécia, Itália, Malta, Polónia, Portugal, Roménia, Sérvia / Croácia / Macedónia Norte e Espanha.

• Esta Call decorre até ao dia 23 de outubro de 2020
• Para inscrição e mais informações, é favor aceder ao seguinte link: https://www.areteproject.eu/newsevents/body,514767,en.html
• Para partilhar este pacote promocional com os colegas, é favor aceder ao seguinte link: https://drive.google.com/file/d/10yQnlVZZ-upADLujCAXz1d8AJQgxEtJm/view?usp=sharing

*Realidade virtual (RV) ou (VR) é uma tecnologia de interface entre o utilizador e um sistema operacional através de recursos gráficos 3D ou imagens 360º, cujo objetivo é criar a sensação de presença num ambiente virtual diferente do real. Recorrendo a  técnicas e equipamentos computacionais, procura-se “ampliar” o sentimento de presença do utilizador no ambiente virtual. 
Realidade aumentada (RA) ou (AR) é o termo que designa o processo de integração de elementos ou informações virtuais em visualizações do mundo real através de uma câmara e com o uso de sensores de movimento. A utilização mais popular da realidade aumentada tem um caráter lúdico, correspondendo à utilização de filtros para fotos em aplicativos móveis de redes sociais e jogos como o Pokémon GO. Porém, atualmente a realidade aumentada é utilizada também no ensino, no design de produtos, marketing, entre outros, campos em que revela grande potencial.