Recomendações para o Ensino e Aprendizagem do Holocausto

Content links

Recomendações para o Ensino e Aprendizagem do Holocausto

A participação de Portugal como membro pleno na IHRA - International Holocaust Remembrance Alliance - desde dezembro de 2019 proporcionou uma oportunidade de conhecimento e desenvolvimento para os educadores portugueses na preservação da Memória e do Ensino do Holocausto. A Direção-Geral da Educação assumiu o compromisso de traduzir para português a edição Recomendações para o Ensino e Aprendizagem sobre o Holocausto que aqui se apresenta. Um manual de elevado valor pedagógico e didático, que poderá ser utilizado por professores e educadores no ensino do tema do Holocausto. Constitui-se como um instrumento prático, que fornece indicações históricas e de cidadania, bem como um recurso de grande qualidade para uso em sala de aula e em outros contextos educativos e formativos, contribuindo para a criação de ambientes de aprendizagem estimulantes.  

Estas Recomendações pretendem contribuir para o desenvolvimento do conhecimento, do pensamento crítico e da reflexão sobre o Holocausto, incluindo a capacidade de refutar a negação e distorção do Holocausto, numa perspetiva de defesa dos Direitos Humanos e de educação para a prevenção do genocídio.

Este recurso contribui também para a consecução dos objetivos do Projeto Nunca Esquecer, no qual a Educação se assume como um importante eixo de intervenção, designadamente “fomentar a memória do Holocausto, promover a prevenção e o combate a todas as formas de discriminação, antissemitismo, xenofobia, racismo, homofobia e outras de desrespeito pela dignidade humana e divulgar a importância das organizações internacionais no quadro do direito internacional público e da convivência pacífica no seio da comunidade internacional” (RCM 51/2020 de 25 de junho).

A publicação está disponível no site da IHRA , onde poderá ser feito o download, sendo também possível aceder aí a trechos do “Resumo Executivo” e do “Porquê”, “O quê” e “O como”. As Recomendações são um recurso de qualidade, passível de utilização com diferentes públicos.