StarT - Aprender e partilhar através da aprendizagem colaborativa baseada em projetos!

Content links

StarT - Aprender e partilhar através da aprendizagem colaborativa baseada em projetos!

A StarT é uma iniciativa educativa organizada anualmente pelo LUMA Centre Finland (rede de todas as universidades finlandesas de ciência e tecnologia) que incentiva crianças e jovens desde a educação pré-escolar ao ensino secundário para a aprendizagem das ciências, da tecnologia e da matemática através da metodologia PBL (problem-based lessons), dando visibilidade e premiando os melhores projetos.

Nesta iniciativa os alunos desenvolvem projetos relacionados com a Ciência, Tecnologia ou Matemática e os professores recebem apoio para a realização desses projetos interdisciplinares e aprendizagem colaborativa em PBL.

A StarT permite que as comunidades de aprendizagem partilhem ideias e práticas de referência com vista à dinamização de um trabalho interdisciplinar centrado no aluno, adotando a metodologia de trabalho de projeto, a aprendizagem baseada em problemas e de forma colaborativa.

No ano passado 900 comunidades de aprendizagem, 2300 professores e 25 600 crianças e jovens participaram no programa StarT, tendo sido recebidos 640 projetos e 250 exemplos das melhores práticas oriundas de 17 países diferentes.

Além da liberdade de escolha dos temas dos projetos, os produtos poderão ser variados, desde inquéritos a explorações a longo prazo.

Nas competições internacionais, as melhores práticas dos docentes e os projetos mais inovadores dos alunos são divulgados e premiados e, neste sentido, convidamos escolas, jardins de infância, grupos de atividades extracurriculares e famílias de todo o mundo para partilhar a alegria de aprender através do StarT

Poderá inscrever-se na página de StarT e beneficiar de apoio, ideias e reconhecimento para dinamizar ações interdisciplinares em aprendizagem colaborativa baseada em projetos. A participação é gratuita.

As melhores equipas serão premiadas com o International LUMA StarT Awards 2020 na gala StarT na Finlândia.