Well-being in digital environment in school: Relatório da European Schoolnet’s Agile Collection of Information
Content links
Well-being in digital environment in school: Relatório da European Schoolnet’s Agile Collection of Information

Well-being in digital environment in school é o título do mais recente relatório da European Schoolnet’s Agile Collection of Information, cuja divulgação oficial decorrerá, no próximo dia 27 de maio, durante o School Innovation Forum 2025, em Lisboa.
Esta publicação aborda a forma como 20 sistemas educativos europeus estão a lidar com os desafios relacionados com o bem-estar de alunos e professores em ambientes digitais — temática que assume importância crescente em toda a Europa. Embora a utilização das tecnologias digitais constitua uma oportunidade para a adoção de práticas pedagógicas inovadoras e personalizadas, o documento alerta, também, para os riscos associados, como o tempo excessivo de ecrã, ciberbullying, stress e exclusão social.
O relatório apresenta uma análise comparativa das políticas nacionais, no que se refere à forma como o bem-estar digital está contemplado nos currículos, às oportunidades de formação para docentes e quanto aos mecanismos de monitorização implementados. As conclusões apontam para a existência de estratégias distintas: enquanto alguns países definem políticas específicas, outros incluem as questões do bem-estar no âmbito da implementação de planos mais abrangentes na área da educação ou da saúde pública. Para além disso, o relatório destaca a colaboração entre autoridades educativas, investigadores, ONG e profissionais de saúde, na definição de abordagens inclusivas e baseadas em evidências científicas para promover o bem-estar digital nas escolas. Temas com cidadania digital, literacia mediática e resiliência emocional têm já lugar de destaque nos currículos, sobretudo no ensino básico e secundário. No que concerne à formação de professores, verifica-se um aumento nesta área, mas de forma desigual, e as práticas de monitorização variam entre países.
Ao longo do relatório Well-being in digital environment in school, sublinha-se o compromisso europeu: garantir que a educação digital não comprometa o bem-estar mental, emocional e físico de todos os atores na Escola. Daí que este seja um dos tópicos em debate no Fórum de Inovação Escolar 2025, com representantes de Portugal, Croácia, Itália e Turquia.