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Nota de Abertura

SAÚDE EM EDUCAÇÃO

As escolas são um local crucial para promover a literacia em saúde ao abranger praticamente a totalidade das crianças e dos jovens em idade escolar e ao acompanhá-las durante um longo período temporal. Esta particularidade torna-as o ambiente perfeito para ações sustentáveis que visam o desenvolvimento de competências em saúde e bem-estar e contribuem para um futuro melhor.

A Educação para a Saúde tem já uma longa tradição, quer através de projetos nesse âmbito, quer mais recentemente através da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC). A abordagem obrigatória do domínio da Saúde em todos os níveis e ciclos de educação e ensino tornou as escolas, cada vez mais, espaços promotores de saúde e bem-estar. Também ao nível do curriculum, as temáticas da saúde estão amplamente integradas na disciplina de Ciências Naturais, através das Aprendizagens Essenciais nos diferentes anos de escolaridade.

 
Artigo de Opinião

Cultura Leitora
 
Teresa Calçada 
Comissária do PNL2027



Elsa Conde

Subcomissária do PNL2027



O pensamento crítico é um processo, forma-se na “prática praticada” da(s) literacia(s) – em contextos leitores, multimodais, plurais, no contacto com os livros, com formas de ouvir ler e ler, que provocam curiosidade e imaginação, no acesso e uso da informação, com múltiplas e variadas linguagens, para, assim, poder ler todas as palavras do mundo.

A literacia não é um conceito estático. É uma prática histórica e socialmente situada, produto das condições económicas e culturais que hoje, em acelerada e profunda mudança, exigem uma atitude política. Daí a necessidade, a urgência alargada de uma intervenção holística e integradora, dirigida a toda a sociedade e perspetivada à luz dos atuais contextos e modos de ler e escrever. Ler como um dos direitos humanos.

 

Notícias


A Direção-Geral da Educação, à semelhança dos anos letivos anteriores, irá proceder à identificação dos Clubes de Programação e Robótica (CPR) em funcionamento no ano letivo 2021/2022. 
A Maior Lição do Mundo (AMLM) é uma iniciativa internacional anual que conta com o apoio do Comité Português para a UNICEF e do Ministério da Educação, através da DGE. AMLM realiza-se dia 17 de dezembro 2021, às 10h15.
O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros divulga o documento com as orientações estratégicas do Plano Nacional de Formação Financeira para o período de 2021 a 2025.
Está a decorrer, até 25 de fevereiro 2022, o período de candidaturas ao Programa de Assistentes de Português em França, para o ano letivo 2022/2023. Boa sorte! Bonne chance!
Estão abertas as candidaturas à 2.ª Edição do Prémio Mário Ruivo - Gerações Oceânicas, uma iniciativa do Ministério do Mar, em articulação com os Ministérios da Educação e da Cultura.
O presente ano letivo corresponde ao terceiro ano de atividades das Comemorações da Primeira Viagem de Circum-Navegação dirigida pelo português Fernão de Magalhães e concluída por Sebastian Elcano.
Conheça e candidate-se a estes programas intensivos, organizados pelo Departamento de Estado norte-americano, destinados a professores e administradores do ensino secundário.
Este Prémio é uma iniciativa bienal da CELPA – Associação da Indústria Papeleira, em parceria com o Correio da Manhã e o Jornal de Negócios, e com o patrocínio do Ministério da Economia e da Transição Digital, e com o apoio da PwC.
A Direção-Geral da Educação continua a representar Portugal no grupo de trabalho “Expert Network on Recognition of outcomes of learning periods abroad in general secondary education”, da Comissão Europeia.
A Direção-Geral da Educação convida as comunidades educativas a consultarem a informação desta iniciativa no website https://erte.dge.mec.pt/clubes-de-informacao-e-comunicacao.
A edição deste ano, do concurso Cineastas Digitais, organizada em parceria com a Direção-Geral da Educação, tem como tema geral “Mobilidade das Pessoas”. 
O Technovation Challenge é um programa global de educação tecnológica, sem fins lucrativos, que capacita raparigas dos 8 aos 18 anos a tornarem-se líderes, criadoras e capazes de identificar e resolver problemas.
Nesta edição do concurso, organizada em parceria com a Direção-Geral da Educação, é proposto o tema ‘Cidades Verdes, Oceanos Azuis’ para todas as categorias do concurso. 
Os APM de Braga e de Viana do Castelo organizam o Encontro Regional de Professores de Matemática - MinhoMat 2021/22, promovendo a reflexão e a partilha de práticas educativas atuais sobre o ensino e a aprendizagem da Matemática.
De 7 de fevereiro a 23 de março de 2022, irá decorrer o MOOC (Massive Open Online Course) “Digital Education with Cultural Heritage” promovido pela European Schoolnet. 
A EUN acaba de publicar o relatório “The future of schools beyond Covid-19”, que agrega as experiências de palestrantes e participantes da série de webinars da EUN dedicados a esta temática.
No âmbito do alargamento generalizado da Rede de Clubes de Ciência Viva na Escola, decorreram, na segunda quinzena de novembro, em várias escolas, de norte a sul do país, os ENCONTROS MOBILIZADORES em CCVnE. 
No passado dia 10 de dezembro decorreu uma importante sessão de homenagem aos Diplomatas Salvadores do período da Segunda Guerra Mundial.
A Direção-Geral da Educação foi distinguida com a menção honrosa na categoria Administração Central, atribuída pela política: Plano 21|23 Escola+ - Plano Integrado para a Recuperação das Aprendizagens.
Nos dias 19 e 20 de novembro foi dinamizado pela DGE o Seminário “Capacitação Digital das Escolas: Apoio e Monitorização do Trabalho em Curso”.
O Conselho Nacional de Educação acaba de disponibilizar o estudo "Efeitos da pandemia COVID-19 na educação: Desigualdades e medidas de equidade".
Realizou-se, em 18, 19 e 20 de novembro de 2021, o Seminário Internacional/Curso de Formação “Holocausto: Memória, Educação e Cidadania”.
Encontra-se disponível para consulta e download o e-book Alterações Climáticas. Factos, Indicadores e Recursos, da autoria do Professor Doutor Pedro Cortesão Casimiro.
Programa de digitalização para as Escolas
 

 
No campo de ação do Programa de digitalização para as Escolas e no âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital (Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020, 2020) a Direção-Geral da Educação disponibilizou os relatórios “Estudo sobre o nível de competências digitais dos docentes do ensino básico e secundário dos Agrupamentos de Escolas e das Escolas Não Agrupadas da rede pública de Portugal Continental” e “Confiança dos docentes na utilização do digital na transição para o Ensino a Distância”.
 

 
O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) venceu o Peace and Sport Award 2021, na categoria “Instituição do Ano”, com o Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED) do qual o Desporto Escolar tem sido parceiro e trabalhado em estreita ligação. 
 

 
Ao longo do mês de novembro passado, o Programa de Educação Estética Artística (PEEA) realizou diversas ações, nas diferentes vertentes artísticas, contribuindo assim para uma verdadeira Educação Artística, procurando revelar que é essencial, que é possível no contexto escolar e que é uma ferramenta determinante para o desenvolvimento pleno de crianças e alunos. 
 

 
Estamos em dezembro, uma das épocas mais especiais do ano. Neste número do nosso Boletim, divulgamos a presença do PNC no 3.º Congresso da Federação Portuguesa de Escolas de Cinema e no VII Simpósio Internacional – Fusões no Cinema. Destacamos uma reportagem realizada sobre a Festa Mundial da Animação e partilhamos um conjunto de atividades cinematográficas desenvolvidas nas escolas, em que largos milhares de alunos são os principais destinatários e/ou protagonistas.

Por último, tendo em conta que estamos, de facto, numa quadra muito peculiar, e pensando em todos os públicos, o PNC disponibiliza onze novas obras cinematográficas para as escolas na plataforma em streaming. Boas Festas!

Boas Práticas


Participação no Science on Stage
Academi@ STEM Mangualde

Avaliar para motivar
Sérgio Machado - Escola Secundária de Emídio Navarro

 

 
O Projeto Includ-ed é suportado por um conjunto de Ações Educativas que visam atingir a transformação. Assim, Flecha (2020) sublinha que “O que nos diferencia, não é que a nossa opinião vale mais, e sim que temos conhecimentos científicos que nos ajudam e que ajudam a comunidade a entender como atingir melhor os objetivos que a própria comunidade estabeleceu”. 
Informações às Escolas

Nesta secção, a Direção-Geral da Educação (DGE) divulga as informações mais relevantes para as Escolas ao longo do ano letivo.
Legislação em destaque

- Legislação sobre Currículo


Plano 21|23 Escola+ / Eixo “Ensinar e aprender”
 

Começar um Ciclo 


Diário de Escritas 


Medicamentos: uso saudável e sustentável 


Turmas dinâmicas



Crianças que o Oceano une 


Constituição de Equipas Educativas 

 

Boas Práticas em Educação - desafio às Escolas

A Direção-Geral da Educação convida todos os Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas, do território nacional e regiões autónomas, do ensino público ou privado, a partilhar as boas práticas e projetos inovadores que desenvolvem ao longo do ano.
As boas práticas poderão ser remetidas para o endereço electrónico deste boletim (boletimdge@dge.mec.pt) acompanhadas de um pequeno texto descritivo, de uma imagem e, dentro do possível, de uma hiperligação. 

Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Pessoais

A DGE informa que o cuidado com o tratamento e privacidade dos dados pessoais obedecerá ao disposto no quadro jurídico, pelo que os seus dados pessoais (endereço de e-mail) servirão exclusivamente para divulgar a newsletter NOESIS – Notícias da Educação com informações sobre eventos, iniciativas e projetos, legislação, publicações e estudos do que de mais relevante se faz na área da educação.

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