XV Edição do Concurso Cineastas Digitais

Content links

XV Edição do Concurso Cineastas Digitais

O Concurso Cineastas Digitais é uma iniciativa do Centro de Competência Entre Mar e Serra (CCEMS) que vai na sua XV edição e que tem como objetivo fomentar a utilização criativa das tecnologias na abordagem aos Valores Universais, da Cidadania e do Ambiente e tem como destinatários, alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário (regular e profissional) de todo o país.

A edição deste ano, organizada em parceria com a Direção-Geral da Educação, tem como tema geral “Mobilidade das Pessoas”. As abordagens temáticas e técnicas deverão ser diferenciadas em função das três categorias de vídeos previstas no regulamento, a saber:

• “Nano Vídeos” (duração inferior a 30 segundos e com requisitos técnicos elementares) cujo tema é “Mobilidade das Pessoas”;
• “Vídeo Curtas” (duração entre os 30 segundos e 3 minutos) cujo tema é livre;
• “Vídeo Narrativas” (duração entre os 3 e os 6 minutos, com uma estrutura que permita perceber uma história) cujo tema é “Mobilidade das Pessoas”.

Propomos que o tema seja abordado no âmbito dos domínios “Interculturalidade” (e.g. turismo, lazer, projetos interculturais), “Mundo do Trabalho” (e.g. desemprego, empreendedorismo, viagens de negócios), “Segurança, Defesa e Paz” (e.g. pobreza, refugiados, migrações), da Educação para a Cidadania.

Os vídeos podem ser submetidos até ao dia 31 de julho de 2022.

O cartaz encontra-se disponível em https://download.ccems.pt/CineastasDigitais2021_2022.pdf

Mais informações podem ser consultadas em: https://cineastas.ccems.pt