Sessão de Homenagem aos Diplomatas Salvadores do período da II Guerra Mundial

Content links

Sessão de Homenagem aos Diplomatas Salvadores do período da II Guerra Mundial

10 de dezembro de 2021

Comemorou-se no dia 10 de dezembro o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Em Portugal, a Assembleia da República instituiu o dia 10 de dezembro, pela Resolução n.º 69/98, como Dia Nacional dos Direitos Humanos.

No passado dia 10 de dezembro decorreu uma importante sessão de homenagem aos Diplomatas Salvadores do período da Segunda Guerra Mundial, organizada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros no âmbito do Projeto Nunca Esquecer. A sessão foi moderada pelo Sr. Presidente do Instituto Diplomático, o Embaixador José Freitas Ferraz, e contou com a intervenção do Sr. Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Doutor Augusto Santos Silva. Nessa sessão também interveio a Senhora Dra. Marta Pais, Comissária do Projeto Nunca Esquecer. 

Após a intervenção do Sr. Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros foi inaugurado um espaço de homenagem, nos Claustros do Palácio das Necessidades. Integra uma placa evocativa desses diplomatas e uma oliveira que representa um “símbolo de continuidade deste espírito de proteção da dignidade humana e de solidariedade”.