Educação Artística

Candidaturas R-A 2020

As Residências Artísticas (R-A), iniciativa interministerial, entre as áreas da Educação e da Cultura, são destinadas aos alunos do primeiro ciclo do ensino básico. Contam com a participação ativa das Autarquias parceiras e decorrem entre março e junho de 2020, em contexto escolar.

Extensão R-A 2019 + Concertos Educação/Cultura - Concertos Comentados

No dia 13 de dezembro decorre a Extensão das Residências Artísticas em Contexto Escolar 2019 (R-A), uma iniciativa do Programa de Educação Estética e Artística (PEEA) da Direção-Geral da Educação, na qual, os alunos realizam uma visita orientada à instituição cultural, ‘casa’ do artista com quem desenvolveram, no passado ano letivo, a R-A, reencontrando-o no seu espaço de trabalho. Esta ação envolve os Agrupamentos de Escolas (AE) de Amareleja, Góis, Infante D.

Encontro de Embaixadores - Educação Artística 19/20

O 1.º Encontro de Embaixadores do Programa de Educação Estética e Artística (PEEA) do presente ano letivo terá lugar no Museu do Dinheiro, em Lisboa, no dia 29 de novembro.

Este acontecimento dedicado à Arte em contexto escolar, permitirá momentos de reencontro, partilha e reflexão, onde as vozes da experiência, do deleite, do conhecimento, tomarão a forma das viagens a fazer.

Formação de Formadores - Desenvolvimento Curricular em Artes

No âmbito do Programa de Educação Estética e Artística (PEEA), iniciativa da Direção-Geral da Educação (DGE), e porque a Arte «(..) ajuda-nos a olhar para além de nós – se não até ao Céu, pelo menos até ao limite do universo visível.» (GUILLEN, Michael), irá realizar-se o Curso de Formação de Formadores Desenvolvimento Curricular em Artes nas quatro áreas da Educação Artística – Artes Visuais, Dança, Expressão Dramática/Teatro e Música.

Residências Artísticas | R-A 2019 | Loulé, Loures e Lisboa

Continuam nesta semana, de 13 a 17 de maio, mais três Residências Artísticas em três Agrupamentos de Escolas.

Em Lisboa, com os artistas plásticos Paulo Brighenti e André Almeida e Sousa, da MArt, os alunos criam novos seres mitológicos e atribuem-lhes superpoderes para solucionarem os problemas do nosso século. Esculturas com materiais reutilizados são as propostas criativas que convocam a sensibilidade estética e artística; saem da sala de aula para a rua e manifestam os desejos ambientais dos alunos. 

R-A Residências Artísticas 2019 | Penela e Vila do Conde

Prossegue, neste terceiro período, o subprograma Residências Artísticas (R-A), para contemplar os concelhos de Almada, Barcelos, Freixo de Espada à Cinta, Lisboa, Loulé, Loures, Penela, Sines, Sintra, Viana do Castelo, Vila do Conde e Viseu, e abranger mais 250 alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Tal como acontecera nas Residências anteriores, um dos objetivos é proporcionar momentos artística e culturalmente relevantes.

Páginas

Subscreva RSS - Educação Artística